De acordo com o Painel PrEP do Ministério da Saúde, o número de novos usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) cresceu 47% no Brasil. Os dados comparam os três primeiros meses de 2022 e 2023.
Segundo o Ministério, a PrEP consiste em tomar medicamentos antes da relação sexual para que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o vírus.
Em 2022, foram 8.393 novos usuários. Neste ano, o número aumentou para 12.343. Quando comparado mês a mês, o maior aumento aconteceu em janeiro, com 74%. A medicação é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.
Dentre as situações que podem indicar o uso, está deixar de usar camisinha nas relações sexuais, fazer uso repetido de PEP e apresentar histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O Distrito Federal apresentou crescimento no número de novos usuários de PrEP nos três primeiros meses de 2023. O número saiu de 252 para 316, aumento de 25%. A Secretaria de Saúde do DF disponibiliza os medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de nove Unidades Dispensadoras de Medicamentos. Os detalhes podem ser encontrados no site da Secretaria.