A mostra de cinema ‘Luz, Câmera, MenstruAÇÃO’ chega à Brasília para debater temas voltados à dignidade feminina desde a infância até a menopausa. O encontro acontece nesta terça (8) e quinta-feira (9), no Cine Brasília e a entrada é gratuita.
Além do cinema, o Fundo de População das Nações Unidas da ONU (UNFPA) promove também um Fórum de Discussão, quarta (9) e quinta-feira (10), sobre Dignidade Menstrual, no hotel Grand Mercure, com transmissão online, pelo canal do Youtube da UNFPA, das 9h às 10h45.
O evento conta com a presença de especialistas e autoridades governamentais em educação e saúde pública.
O evento busca estimular o público com filmes ficcionais e documentais que abarcam múltiplas abordagens a respeito dos direitos das pessoas que menstruam. Os filmes são divididos em 10 curtas, separados em Seleção A e B. As obras são nacionais e estrangeiras.
Seleção A
Dignidade Menstrual: 3’40” (Brasil)
Minha vez: 6’ (Reino Unido)
Imaculada: 16’ (Países Baixos)
Sangue da lua: 4’21” (Israel)
Um drama menstrual: 15’ (Estados Unidos)
Seleção B
Pobreza Menstrual: 5’15” (Brasil)
Menarca: 16’20” (Brasil)
Escassez: 4’40 (Reino Unido)
Carne: 12’ (Brasil)
Sangre comigo: 6’ (Canadá)
Entre os dois dias, serão exibidos também o filme brasileiro ‘Ondas de Poder’ e o longa colombiano ‘A Eterna Noite das Doze Luas’.
Dentre os temas abordados, os convidados vão discutir sobre o aprofundamento situacional e ascensão do tema dignidade menstrual na agenda pública; iniciativas da gestão pública na promoção da dignidade menstrual; menstruação e espaço escolar e a menopausa no âmbito da dignidade menstrual: poder, sexualidade e autocuidados.