O ASSUNTO É

Moderna processa Pfizer por violação de patente sobre vacina contra Covid-19

Publicado em

A Moderna está processando a Pfizer e sua parceira alemã BioNTech por violação de patente no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

A empresa alega que eles copiaram a tecnologia que a Moderna desenvolveu anos antes da pandemia (a RNA mensageiro).

O processo, que busca indenizações monetárias indeterminadas, está sendo aberto no Tribunal Distrital dos EUA em Massachusetts e no Tribunal Regional de Dusseldorf, na Alemanha.

“Estamos entrando com esses processos para proteger a inovadora plataforma de tecnologia de mRNA na qual fomos pioneiros, investimos bilhões de dólares na criação e patenteamos durante a década anterior à pandemia de Covid-19”, esclareceu o presidente-executivo da Moderna, Stephane Bancel, em comunicado.

Em resposta, a Pfizer disse que foi surpreendida com o processo e que se defenderá ‘vigorosamente’ da acusação. A acusada alega que a tecnologia empregada na fabricação do imunizante é de propriedade da BioNTech.

“A Pfizer/BioNTech ainda não revisou totalmente a alegação, mas está surpresa com o litígio, dado que a vacina foi baseada na tecnologia de mRNA de propriedade da BioNTech e desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer”.

A Moderna foi inovadora na tecnologia de vacina de RNA mensageiro (mRNA), com apenas uma década, que permitiu a velocidade sem precedentes no desenvolvimento da vacina contra o Covid-19.

O avanço nas vacinas de mRNA ensinam as células humanas a produzir uma proteína que desencadeará uma resposta imune. Um processo de aprovação que antes levava anos, foi concluído em meses.

A BioNTech, com sede na Alemanha, também trabalhava nesse campo quando se associou à farmacêutica americana Pfizer.

A Food and Drug Administration dos EUA concedeu autorização de uso emergencial para a vacina contra a Covid-19 primeiro à Pfizer/BioNTech em dezembro de 2020 e, uma semana depois, à Moderna.

A Moderna reclama que a Pfizer/ BioNTech copiou a tecnologia de mRNA que a Moderna havia patenteado entre 2010 e 2016, bem antes do vírus surgir.

As duas empresas estão enfrentando vários processos judiciais de outras corporações que dizem que a vacina da parceria infringe suas patentes. A Pfizer/BioNTech disse que se defenderá vigorosamente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary, ABRACI e SES-DF: Parceria em atendimento à criança autista

Representante do Rotary Club de Brasília e da ABRACI unem forças com a Secretaria de Saúde do DF para reduzir filas de espera e garantir inclusão social e tratamento humanizado a crianças com TEA na capital.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação