O primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos do Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde, na noite dessa quarta-feira (17). O caso se refere a um homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória (ES) onde foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença.
O paciente segue em isolamento e está sendo monitorado por equipes de saúde do município, mas apresenta sintomas gripais leves. Todos seguem o protocolo de vigilância sanitária.
Segundo o Ministério, a pasta acompanha e está dando o suporte necessário ao estado, desde a notificação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados de outras 32 pessoas que também trabalham no parque.
As amostras desse grupo estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a pesquisa, o resultado será enviado para a Fiocruz.
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. O vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é comum.