O ASSUNTO É

Médicos removem gaze que ficou mais de 20 anos em corpo de paciente

Publicado em

A revista científica Cureus Medical publicou em julho deste ano um caso sério de falha médica. O relato descreve que médicos retiraram um pedaço de curativo que estava há mais de 20 anos no intestino de uma mulher de 65 anos.

De acordo com o texto, a paciente chegou ao pronto-socorro com dores abdominais, febre e inchaço no membro inferior direito. A mulher vinha apresentando sintomas de anorexia há um mês e no período, perdeu cerca de 8 quilos.

Ela foi diagnosticada com anemia e início de processo inflamatório na região do abdômen, em exames realizados durante um atendimento emergencial.

Uma gaze alojada na cavidade abdominal foi encontrada em uma ultrassonografia. Os responsáveis pelo caso acreditam que o corpo foi esquecido durante uma cirurgia feita em 1999.

Os exames realizados ao longo dos últimos 20 anos foram revisados pelos médicos para tentar entender o caso. O objeto foi identificado quando começou a aparecer nas imagens.

Na publicação, os especialistas explicam que a presença de uma massa localizada no quadrante superior esquerdo do abdômen já tinha sido mencionada nos laudos.

“Porém, a paciente desconhecia essa informação porque os exames nunca tinham sido abertos ou analisados ​​por nenhum médico”.

A Incidência de material cirúrgico esquecido na cavidade abdominal é baixa, na ordem de uma em cada mil a 1,5 mil intervenções, de acordo com o artigo.

Esse caso é diferente porque a paciente permaneceu assintomática por mais de 20 anos. Os especialistas consideram isso, mesmo com a presença de um objeto estranho relativamente grande.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»