O ASSUNTO É

Mais de 55% da população do DF apresenta excesso de peso, diz pesquisa

Publicado em

O Distrito Federal apresenta um quadro preocupante em relação à prevenção da obesidade, que tem o dia celebrado nesta terça-feira (11).

A campanha é destinada a alertar a população sobre as doenças causadas pelo excesso de gordura no organismo. Especialistas reforçam que a má alimentação é a principal vilã desse tema.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia pontua que a obesidade é um dos principais fatores de risco para diversas doenças não transmissíveis (DCNTs). Podem ser citadas como exemplos problemas cardiovasculares, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC), e ainda várias formas de câncer.

O último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 570 mil pessoas estão acima do peso no Distrito Federal. No Brasil, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

“O acúmulo da gordura abdominal faz subir a pressão arterial e os níveis do colesterol conhecido como ruim, o LDL. Assim, a obesidade pode atrapalhar o ritmo do coração com o aparecimento de arritmia, levando, por exemplo, a um infarto agudo do miocárdio”, diz o médico Ernesto Osterne.

O cardiologista ainda explica que a má alimentação e o sedentarismo são fatores determinantes para a obesidade. “O acúmulo de gordura corporal ocorre pela baixa quantidade de calorias que são queimadas”, ressalta o também intervencionista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor).

“Esse cuidado proporciona efeitos em curto e médio prazo, como maior disposição no dia a dia, e principalmente para o futuro, atuando na prevenção de doenças”, diz o médico.

O doutor ainda reforça que criar hábitos saudáveis, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos menos processados e pobres em gordura e açúcar são algumas maneiras de evitar o sobrepeso e a obesidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF amplia vagas no Centro Esportes com novo chamamento público

Foi publicado um novo chamamento público para ampliar o atendimento no Centro Integrado de Esportes das cidades de Taguatinga e Sobradinho. Segundo a Secretaria...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.