O ASSUNTO É

Macaco aparece morto em São Sebastião e faz saúde se mobilizar contra febre amarela

Publicado em

A Secretaria de Saúde (SES) promove, a partir desta segunda-feira (9), uma ação de bloqueio vacinal contra a febre amarela em São Sebastião.  O motivo foi a confirmação, na quinta-feira (5), da morte de um macaco próximo ao bairro São José que estava com a doença.

LEIA MAIS

Ibaneis sanciona novo Refis para ajudar no resgate da economia do Distrito Federal

A ação desta segunda-feira começou  às 9h, nas quadras, ruas e chácaras dos bairros São José, São Francisco, Morro da Cruz, Vila Nova, Núcleo Rural Zumbi dos Palmares e na Avenida Central.

Caso os moradores não tenham sido vacinados contra a Febre Amarela, as doses serão aplicadas na casa das pessoas pelos profissionais de saúde.

Todos aqueles que não tiverem recebido as doses necessárias ou não se lembrarem se já foram imunizados deverão ser vacinados.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, esclarece que o objetivo da medida é fazer um bloqueio vacinal em São Sebastião como forma de prevenção.

“O trabalho poderá se estender durante a semana, a depender da situação. Ao mesmo tempo, uma equipe vai fazer uma busca ativa por mais corpos de macacos em toda a região”, ressaltou.

A morte de um primata não humano (PNH) em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus em regiões de matas e florestas. Portanto, eles são indicadores importantes para vigilância da febre amarela.

Valério explica que os macacos não transmitem essa doença. “Assim como os seres humanos, eles também são infectados pelo vírus, mas não podem contaminar pessoas com a doença”,

Óbito de macacos

Este foi o primeiro caso de óbito de macaco confirmado com a doença neste ano no Distrito Federal. A última ocorrência do tipo foi registrada em 2016.

O Distrito Federal, no último boletim do Ministério da Saúde sobre monitoramento de mortes de macacos, recolheu 69 macacos mortos para análise, sem a confirmação de caso positivo para a Febre Amarela.

Caso a população encontre macacos mortos, deve comunicar pelo telefone 99269-3673 ou pelo e-mail [email protected].

* Com informações da Secretaria de Saúde

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Em dia de festa, Ibaneis e Celina inauguram viaduto do Jardim Botânico

As obras de Ibaneis Rocha e Celina Leão no Jardim Botânico visam atender ao rápido crescimento da região, com investimentos em mobilidade, novas escolas, unidades de saúde e infraestrutura urbana de qualidade.

Hermeto destina recursos e garante novo CEI no Riacho Fundo II

O deputado distrital e o governador Ibaneis Rocha entregaram o novo Centro de Educação Infantil no Riacho Fundo II. Com capacidade para 800 crianças, o espaço oferece estrutura moderna para o aprendizado e bem-estar infantil.

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»