O ASSUNTO É

LASCARAM ROLLEMBERG: Justiça manda afastar diretor do Hospital da Criança,dirigido por organização social que já faturou mais de 187 milhões de reais

Publicado em

b25cf8c6eb4e4760576637acc4555f28Renilson Rehem de Souza, diretor do Hospital da Criança de Brasília, foi afastado pela justiça por atos de improbidades administrativos. O amigo íntimo de Rollemberg faz campanha declarada para que o Sistema de Saúde do DF seja administrado por organizações sociais

barra-radar

letra-ajustiça determinou por um prazo de 90 dias o afastamento do diretor do Hospital da Criança e determinou que a Secretaria de Saúde indique um servidor público efetivo com experiência em função similar, para ocupar o cargo sem remuneração. O Conselho de Saúde do DF tem a missão de escolher o novo administrador do Hospital. Até lá, a gestão ficará sob a responsabilidade do superintendente executivo adjunto.

A decisão é do juiz Jansen Fialho de Almeida, da 3ª Vara de Fazenda Pública, publicada no Diário da Justiça nesta quinta-feira (17), em decorrência de uma ação de improbidade movida pela 2ª e pela 4ª promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do DF.

O MP apontou irregularidades no contrato de gestão do hospital e entrou com ação de improbidade contra Renilson, contra o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), contra o ex-governador Agnelo Queiroz, além de ex-gestores da saúde, como Rafael Barbosa e Elias Miziara.

barrinha“A ação visa responsabilizar os réus pela celebração do novo contrato de gestão com o Icipe, que não só reproduziu os vícios do contrato de gestão anterior, como também incluiu novas ilicitudes, as quais afrontam os princípios administrativos constitucionais”, diz o juiz na sua decisão.

O deputado Wellington Luiz, presidente da CPI da Saúde, disse ao Radar que esse novo caso reforça a prorrogação da CPI da Saúde que vem sendo boicotada pelo governador Rodrigo Rollemberg ao exigir de deputados obedientes a ele para não aprovar o requerimento de prorrogação. O deputado disse ainda, que o administrador afastado do Hospital da Criança será convocado a depor na CPI. “Penso que Rollemberg tem muito medo disso”, afirmou o parlamentar.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos Ministérios com uma programação diversificada e atrações para todas...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»