Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, destinados pelo Senador Izalci Lucas (PSDB-DF), cerca de 10 grandes hospitais regionais do DF começam a ser equipados com modernos aparelhos de raio-X, equipamentos que irão ajudar a diminuir a fila de 30 mil pessoas, que esperam por cirurgias eletivas.
As causas pelo crescimento da gigantesca fila de espera, nos hospitais do Distrito Federal, são muitas.
Entre elas, estão os reflexos dos impactos do período mais agudos da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, bem como pela quebra de equipamentos, muitos deles considerados obsoletos, como os de raio-x e de hemodiálise.
Para a compra desses equipamentos, o senador Izalci destinou em emendas individuais o valor de R$4.309.776,00.
Os 34 novos aparelhos de raio-x, dispositivo para a detecção de quadros clínicos, como pedras nos rins, investigação de problemas pulmonares e avaliação visual de diversos tipos de fraturas ósseas, já estão sendo distribuídos em dez hospitais regionais, ligados ao sistema d saúde pública.
“Recebi a notícia com muita alegria, pois esse é o resultado de recursos do nosso trabalho na ponta, onde as pessoas mais precisam. Os aparelhos chegam para atender uma demanda antiga, tanto dos profissionais de saúde, quanto dos usuários desses hospitais”, declarou.
No Hospital Regional da Asa Norte – HRAN, que recebeu três equipamentos, Rafael Weder, gerente de apoio, ressaltou que as novas aquisições farão toda a diferença no trabalho da equipe.
“Vamos poder atender a unidade neonatal, além de outros andares, como o centro cirúrgico e a UTI, e por serem portáteis, vão facilitar o atendimento, já que quando o paciente não puder se deslocar, o equipamento irá até ele, ou seja, é um ganho de tecnologia muito grande para nós”, afirmou.
Confira o que foi entregue:
Hospital do Regional do Gama (HRG)
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital do Guará (HRGU)
-02 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Taguatinga (HR)
-05 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional do Paranoá (HRL)
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Materno Infantil (HMIB)
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional de Samambaia ( HRSAM)
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional de Ceilândia ( HRC)
-05 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional de Sobradinho (HRS )
-04 aparelhos de Raio-x portátil digital
Hospital Regional de Planaltina
-03 aparelhos de Raio-x portátil digital
Izalci garantiu que irá acompanhar de perto, para que todos os aparelhos estejam instalados e em funcionamento o mais rápido possível.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF
Você precisa fazer login para comentar.