Diferente da maioria das cidades do DF, São Sebastião, até agora, é uma das poucas cidades que não houve nenhum registro de mortes causadas pelo coronavírus que já provocou 20 mortes e infectou 732 pessoas no Distrito Federal. No entanto, a Secretaria de Saúde resolveu incluir os casos da pandemia registrados na Papuda como se estivessem ocorridos em São Sebastião.
De uma hora para outra, São Sebastião viu o número de pessoas infectadas crescer na cidade, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (16), pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
No último boletim, São Sebastião saltou de 20 para 46 casos de pessoas infectadas com Covid 19. Os números assustadores causaram histeria na população que ficou sem entender sobre a escalada meteórica do coronavírus na cidade.
LEIA MAIS
GDF DEVE IMPLANTAR HOSPITAL DE CAMPANHA NA PAPUDA PARA ATENDER PRESOS COM CORONAVÍRUS
Depois do Plano Piloto, com 183 casos, Águas Claras com 72, São Sebatião aparece na terceira posição com 46 casos confirmados para o covid 19.
Os números foram questionados pelo administrador regional, Alan Valim, em ofício encaminhado ao secretário de Saúde Francisco Araújo.
O chefe da pasta prometeu rever os números referentes a São Sebastião, já que nos dados computados foram incluídos os casos dos detentos infectados no Complexo da Papuda.
A Papuda nao está localizada em São Sebastião, mas sim na poligonal do Jardim Botânico e na fronteira com o Jardins Mangueiral.
O Radar-DF também questionou a Secretaria de Saúde sobre os números elevados de casos de coronavírus em São Sebastião. A pasta admitiu por email que nos números computados estão incluídos os infectados da Papuda.
Conforme relatos feitos ao Radar-DF, pelos próprios agentes penitenciários, é imposível controlar o avanço do vírus dentro das celas lotadas de detentos.
“Temos uma população de assintomáticos de infecção pelo novo coronavírus que se amontoa em espaços minúsculos e insalubres para tantos presos. Tem celas com até 30 detentos”, explicou um agente ao Radar na manhã de hoje.
Ele afirmou ainda, que o local mais tranquilo do Complexo Penitenciário é o presídio federal, uma espécie de hotel de luxo, comparado ao resto da Papuda, onde estão abrigados apenas 20 presos, um por cela, entre os quais Marco Willians Herbas Camacho, o chefe do PCC.
Se não houver ações urgentes, a Papuda se trasformará, em poucos dias, no maior foco de coronavírus do DF, segundo afirmam alguns infectologistas consultados pelo Radar-DF.
Os casos de covid 19 explodem e se espalham no conjunto dos cinco presídios.
O Complexo penitenciário que deveria ser tratado como uma cidade a parte, por ter uma população carcerária de 15 mil presos, além dos mais de três mil trabalhadores, entre servidores públicos e terceirizados, está sendo empurrado como um penduricalho da cidade de São Sebastião. Ninguém sabe a motivação para isso.