O relatório Parceria para Sustentabilidade e Resiliência do Sistema de Saúde foi lançado nessa quarta-feira (21), pela iniciativa global Partnership for Health System Sustainability and Resilience (PHSSR), na embaixada do Reino Unido no Brasil.
O projeto sugere 42 recomendações de políticas públicas para tornar o sistema de saúde brasileiro mais sustentável e resiliente, com o objetivo de oferecer acesso e cobertura universal em todo o país.
O relatório foi apresentado para representantes das três esferas de gestão, incluindo o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Atualmente, a PHSSR, criada em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, surgiu a partir de uma parceria entre a Escola de Economia de Londres, o Fórum Econômico Mundial e a AstraZeneca.
O projeto conta ainda com o apoio da Fundação da Organização Mundial da Saúde, Philips e KPMG. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser incluído no projeto que engloba mais de 30 nações.