Em uma ação, que vai até 31 de outubro, o Hospital de Base deu início nesta segunda-feira (4), a um mutirão de cirurgia para retirada de câncer de mama em 170 mulheres que já estavam reguladas na fila da cirurgia.
A ação faz parte das ações do Outubro Rosa, celebrado no mês dedicado ao tema e é promovida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SESDF).
LEIA MAIS
G7 apresenta em Brasília seu novo espetáculo: “A Intimidade é uma Merda”
De acordo com o Iges, 200 profissionais estão envolvidos na força-tarefa, entre eles, mastologistas, ginecologistas, anestesistas, sendo que 12 dos anestesistas são voluntários ex-colaboradores do hospital que se disponibilizaram a ajudar durante todo o mês. Também, enfermeiros, técnicos de enfermagem e
“As cirurgias para remoção do câncer de mama são de extrema importância, porque aumentam a sobrevida da paciente e podem ajudar até mesmo na cura da doença principalmente quando é diagnosticada no início. Agradecemos pela ajuda dos voluntários, que são uma força de trabalho fundamental para que essa ação seja realizada”, disse o chefe do Serviço de Anestesia do Hospital de Base, Marcus Aviz.
As mulheres que vão passar pela cirurgia já realizam por consulta, exames de imagem e laboratoriais, e receberam a indicação para tratamento cirúrgico, que pode ser posteriormente complementado com quimioterapia ou radioterapia.
As operações estão sendo realizadas em duas salas do Centro Cirúrgico disponibilizadas exclusivamente para realizar os procedimentos.