O ASSUNTO É

Genética e alta escolaridade aumentam risco de miopia, aponta estudo

Publicado em

Uma pesquisa encontrou cinco variantes que, associadas a muitos anos de escolaridade e a pouco tempo ao ar livre, elevam o risco de miopia em adultos. O artigo, publicado na revista Plos Genetics, foi feito com dados de mais de 340 mil pessoas que vivem no Reino Unido.

O estudo, conduzido pela Universidade de Cardiff, mostrou que variantes genéticas aumentam progressivamente o risco de miopia, quanto mais anos de estudo a pessoa tem, especialmente aquelas com nível universitário.

Três genes nunca haviam sido identificados; os outros dois apareceram em levantamentos epidemiológicos do leste asiático onde, cerca de 80% das crianças se tornam míopes.

“Especulamos que a genética determina a susceptibilidade de uma pessoa à miopia, mas que a exposição a um fator de risco no estilo de vida é necessária para desencadear o seu desenvolvimento”, explica Jeremy Guggenheim, um dos pesquisadores.  

Pesquisas anteriores descobriram 450 genes associados à miopia. Na atual, o estudo utilizou um banco de dados genético e de saúde do Reino Unido que contém a escolaridade dos participantes.

Os cientistas buscaram, no genoma total, variantes que combinadas a um alto nível de escolaridade, poderiam tornar as pessoas mais suscetíveis ao distúrbio oftalmológico, com base nesse parâmetro.

O médico destaca que longos períodos de exposição às telas digitais e pouco tempo de exposição em ambientes abertos são fatores potencialmente prejudiciais à visão.

“Se o indivíduo, tendo essa genética, tem um estilo de vida no qual nunca está ao ar livre, está sempre recluso, vive no quarto, fica horas e horas no celular ou no computador, isso é um fator de predisposição para miopias de alta grau”, diz o especialista.  

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.