O ASSUNTO É

FIQUE ATENTO! Agentes de saúde estão aplicando “vacina de vento” em idosos; polícia investiga

Publicado em

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou investigações para apurar as chamadas “vacinas de vento” que vem sendo aplicadas em idosos por agentes da rede pública de saúde com o intuito de desvia material para proveito próprio ou alheio.

As fraudes foram registradas em Niterói, Petrópolis e na capital carioca.  Os crimes estão sendo tratados pela polícia como peculato por estar sendo cometido por funcionário público.

“Se as investigações confirmarem que houve desvio de dose, ou qualquer outra irregularidade, o profissional de saúde poderá ser autuado pelo crime de peculato, que tem penas que podem chegar até a 12 anos de reclusão”, disse, em nota, a Polícia Civil.

O secretário estadual de Saúde do RJ, Carlos Alberto Chaves, afirmou que o governo ainda não foi oficialmente notificado sobre casos de seringas vazias na vacinação de idosos.

“Me preocupa a não ação imediata. Demorou a chegar aos órgãos de controle e à polícia. Eu fui avisado pela mídia. Nenhum momento chegou qualquer notificação dos municípios”, disse Chaves, em entrevista ao Bom Dia Rio desta terça.

 

A pasta informou que a profissional foi identificada e afastada do serviço até o fim de uma investigação. O idoso que tomou a falsa vacina precisou ser imunizado em casa.

Nos últimos dias, as secretarias de Saúde de Goiânia, em Goiás, Maceió, em Alagoas, e Manaus, no Amazonas, revisaram os procedimentos para evitar falhas na aplicação de doses da vacina depois que denúncias parecidas foram feitas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

O Flamengo fez história, na noite deste sábado (23) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ao conquistar o bicampeonato da Copa Intercontinental...

Mais Radar

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

PF deflagra operação contra Moriá; parlamentares do DF estão na mira

Operação Korban da PF investiga desvio de dinheiro público em emendas parlamentares do DF para a Associação Moriá. Projetos gamers e suspeitas de fraude estão sob apuração.

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.