O ASSUNTO É

Estudo explica mecanismos responsáveis por danos neurológicos pós-covid

Publicado em

Um estudo universitário mostrou ligação com resposta imune excessiva, com pacientes pós covid. Os pesquisadores da Universidade de Basileia e do Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, também encontraram anticorpos relacionados a uma reação autoimune.

Os especialistas estudaram os mecanismos responsáveis pelos danos neurológicos causados pela covid-19. A apuração contou com 40 pacientes infectados pela doença em diferentes graus de sintomas neurológicos.

O grupo foi observado por 13 meses, após a infecção, para identificar sinais duradouros de danos nas estruturas cerebrais.

Houve comparação também entre o líquido cefalorraquidiano (relacionado ao sistema nervoso central) e o plasma sanguíneo dos indivíduos com amostras de um grupo de controle.

“Suspeitamos que esses anticorpos cruzam a barreira hematoencefálica porosa até o cérebro, onde causam danos”, explica o professor Gregor Hutter.

A equipe constatou que a resposta inflamatória do vírus é tão forte que se espalha para o sistema nervoso central. Hutter destaca que foi possível vincular a assinatura de certas moléculas no sangue e no líquido cefalorraquidiano a uma resposta imune avassaladora no cérebro e redução do volume cerebral em certas áreas, bem como sintomas neurológicos. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.