| Por Toni Duarte||RADAR-DF
Os administradores regionais do Jardim Botânico e de São Sebastião, João Lóssio e Alan Valim, respectivamente (foto), conseguiram implantar nesta terça-feira (24) um posto de vacinação nos Jardins Mangueiral para atender os moradores que estão no grupo de risco da região. O posto funciona no Centro de Prática Sustentável do IBRM, localizado no Mangueiral.
Até ontem, o Jardim Botânico, cidade com mais de 100 mil pessoas, teve que se socorrer nos postos de vacinação do Lago Sul o que fez aumentar a demanda e acabar com o estoque de vacinas antes das 10 horas da manhã do primeiro dia da campanha iniciada nesta segunda-feira (23).
Hoje a situação foi diferente para os idosos com mais de 60 anos e servidores da saúde que se encontram no mesmo grupo de risco da Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019.
“Os gestores da saúde entenderam a importância da implantação de um posto de vacinação no Jardins Mangueiral, iniciativa que a partir de hoje está oferecendo mais comodidade à população da região”, afirmou Alan Valim administrador de São Sebastião ao Radar-DF.
Os sete postos de vacinação de São Sebastião estão funcionando perfeitamente bem no atendimento da população, no entanto, Valim resolveu se unir ao administrador do Jardim Botânico João Lóssio para que a Secretaria de Saúde implantasse um posto no Jardins Mangueral, núcleo habitacional de 15 mil pessoas, que faz a divisa entre às duas cidades.
Por sua vez, o administrador do Jardim Botânico João Lóssio afirmou que a implantação do posto de vacinação serviu para desafogar o Lago Sul e consequentemente alguns postos de São Sebastião.
Ele informou que a Secretaria de Saúde também disponibilizou vacina para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Habitacional Tororó que atenderá o Barreiro, núcleo habitacional que faz divisa com a cidade Ocidental.
A médica endocrinologista e superintendente da Regional de Saúde Leste, Raquel Beviláqua, esteve pessoalmente no Jardim Botânico para acompanhar o desempenho do posto de vacinação que se deu por “drive thru”, ou seja, sem a necessidade do idoso sair do carro para ser imunizado.
Ao Radar-DF a superitendente garantiu que não faltará vacinas nos postos credenciados pela Secretaria de Saúde no Distrito Federal e que na sua região, que integra o Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião, a população está bem assistida.
Raquel Beviláqua afirmou ainda que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus.
“No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos”, disse.
Você precisa fazer login para comentar.