O ASSUNTO É

Entra em vigor Lei que dispensa aval do cônjuge para laqueadura e vasectomia

Publicado em

Entra em vigor nesta sexta-feira(03), a lei que dispensa o aval do cônjuge para realização da laqueadura, para mulheres, e vasectomia para homens. A medida também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização das cirurgias.

A norma foi sancionada em setembro do ano passado e tinha 180 dias para começar a valer. Foram realizadas 4.888 laqueaduras e 7.288 vasectomias pelo SUS, entre 2016 e 2022. A Secretaria de Saúde já cumpre a lei desde que foi sancionada.

Segundo a Secretaria, o primeiro atendimento referente à laqueadura na rede pública deve ser feito na unidade básica de saúde mais próxima do paciente.

Max Kolbe é advogado constitucionalista em direito na área da saúde. Segundo ele, essa possibilidade trará mais conforto aos casais que não desejam ter mais filhos.

“Visto que muitos que já os tiveram ou que não possuem esse desejo, poderão recorrer a este método para evitar uma gravidez indesejada. Importante ressaltar que há também a possibilidade de evitar abortos clandestinos, bem como as mortes decorrentes deste”, diz o especialista.

O descumprimento da lei pode acarretar em uma pena de reclusão de dois a oito anos e multa. A depender do caso, a pena poderá ser aumentada em um terço. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Publicado decreto que oficializa Vai de Graça entre 17 e 21 de abril

A gratuidade das tarifas de ônibus e metrô entre os dias 17 e 21 deste mês, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.