Entre março e abril deste ano, as doações de sangue no Hemocentro de Brasília caíram 21%. O índice representa cerca de 35 bolsas de sangue por dia, a menos no estoque. O número caiu para 130 doações, em abril, enquanto a média de março era 165 por dia.
Segundo a fundação, o número considerado ideal de doações por dia seria de 180. Em 2022, o Hemocentro de Brasília realizou cerca de 4.600 coletas de sangue por mês. Os interessados em doar devem agendar a ação pela internet. O candidato precisa ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 51 kg.
A gerente de captação do Hemocentro, Kelly Barbi explica que o número de doadores de sangue costuma cair com a aproximação de feriados prolongados.
“Porém precisamos manter o estoque seguro, tanto para atender emergências, que normalmente ocorrem nessas datas, quanto para pacientes que já necessitam de doações regulares de sangue”, diz a gestora.
A Fundação Hemocentro de Brasília abastece toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas (HFA).