A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu o selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). A conferência foi feita pelo Ministério da Saúde (MS).
“Em nossa jornada em defesa do Sistema Único de Saúde, convido todos a refletir, desde a unidade básica de saúde, onde acolhemos a gestante no pré-natal, até a ampliação do acesso à saúde da família”, disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Desde 2017, o MS reconhece unidades da Federação que conseguem eliminar a transmissão vertical do HIV em seus territórios.
A transmissão vertical (TV) ocorre quando a doença é passada da mãe para o filho no útero ou durante o parto. As mães com HIV podem evitar a transmissão da doença aos bebês, ao iniciar o pré-natal no período preconizado (12ª semana).
“É um estímulo vital para que os servidores continuem trabalhando com dedicação rumo à eliminação total do HIV”, disse a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, Beatriz Maciel.
Ela ainda ressalta que manter a articulação entre a assistência e a vigilância é crucial para avançar ainda mais.