Começa nesta segunda-feira (10) a campanha 2023 de vacinação contra a gripe, no Distrito Federal. Com a ação ampliada, um público maior poderá ser imunizado de forma antecipada contra a influenza.
Todos os grupos prioritários poderão ser atendidos nos 130 pontos de imunização de segunda a sexta-feira.
A campanha abrange idosos com 60 anos ou mais; gestantes, professores das escolas públicas e privadas; trabalhadores da saúde e trabalhadores do transporte coletivo. Caminhoneiros e portuários também estão inclusos.
Profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade podem ser vacinados.
Bem como pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente e povos indígenas. Crianças de 6 meses a 5 anos podem ser vacinadas contra gripe desde março.
Cada pessoa deve levar um documento de identificação e um cartão de vacina. Para comprovar o desempenho da profissão, é recomendado levar crachá ou contracheque. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários.