O ASSUNTO É

DEPOIS DE DOIS ANOS COMPRANDO SEM LICITAÇÃO PARA A SAÚDE, GDF RESOLVE PARAR

Publicado em

O governo do Distrito Federal informou, nesta segunda-feira (24), que não vai mais renovar o estado de emergência na saúde pública – decretado em janeiro de 2015 e renovado quatro vezes. Segundo a Secretaria de Saúde, a decisão foi tomada frente a melhorias em áreas como contratação de serviços, desbloqueio de leitos e recomposição de equipes.

A emergência foi decretada pela primeira vez na terceira semana de Rodrigo Rollemberg à frente do Buriti, e desde então, seguia vigente. Por dois anos e meio, a medida autorizou o governo do DF a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, pagar horas extras, chamar concursados e estender cargas horárias de 20h para 40h semanais.

Contratos temporários com terceirizados, médicos e servidores de saúde também puderam ser prorrogados, e funcionários da área médica do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar puderam ser convocados para reforçar hospitais e postos.

Renovação cogitada

Em janeiro deste ano, logo após a última renovação do contrato, a Casa Civil do DF afirmou que já trabalhava com a possibilidade de estender a emergência na saúde até 2018. Naquele momento, o secretário Sérgio Sampaio dizia acreditar que seis meses ainda não seriam suficientes.

“Só vamos conseguir liberar essa situação quando tivermos um orçamento saudável”, disse Sampaio, à época. Dados divulgados naquele momento indicavam que 80% de todo o orçamento da Saúde estava sendo usado para pagar salários. Desde então, o Palácio do Buriti não tomou nenhuma medida administrativa que pudesse mudar esse índice.

Postado por Radar/ Fonte: G1

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»