O ASSUNTO É

DENGUE: Aumento de casos no DF faz governo antecipar ações de combate ao mosquito

Publicado em

dengueOs casos da doença comparado com o mesmo período de 2015, dobram em 2016

rosanasilva

letra-ogoverno do Distrito Federal decidiu antecipar em um mês as ações de combate ao Aedes aegypti. A iniciativa é para evitar que doenças como dengue, chicungunha e zika, transmitidas pela picada do mosquito, se propaguem com maior intensidade.

Entre fevereiro e março — período com maior número de infectados — a Secretaria de Saúde enfrentou dificuldades para manter estoques de inseticidas e materiais básicos de trabalho dos agentes epidemiológicos. A pasta gastou, até outubro, R$ 4 milhões com o serviço. Para o ano que vem, a receita será de R$ 5,4 milhões, adiantou a Subsecretaria de Vigilância à Saúde.

O programa de prevenção vai envolver três mil pessoas, incluindo agentes comunitários, de saúde, vigilância ambiental, além de homens das Forças Armadas, bombeiros, servidores da limpeza urbana, Companhia Urbanizadora da Nova Capital( Novacap) e da administração.

O novo planejamento, previsto para ser colocado em prática dia primeiro de novembro, conta com medidas de controle químico, a exemplo de 41 carros fumacê e 300 litros de bioervicida, visitas em residências e ações educativas.

De acordo com o diretor de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero, a participação popular é fundamental para ajudar no controle dos criadouros do mosquito.

barrinhaEm Brasília, as regiões com maior presença do mosquito são o Lago Sul, Lago Norte e Asa Norte, onde vem ocorrendo de índice de infestação superior ao considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

Ao longo do ano, 23.228 pessoas contraíram a doença, sendo que 38 tiveram dengue hemorrágica e 20 morreram. Comparados ao mesmo período de 2015, os casos aumentaram 104%.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»