O ASSUNTO É

Curso de libras para servidores da saúde vai garantir atendimento humanizado

Publicado em

Um grupo de 33 servidores da Secretaria de Saúde participou, nesta terça-feira (18), da aula inaugural da primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade é o resultado de uma parceria entre a SUGEP/SES com o Instituto Federal de Brasília (IFB), assinada em maio deste ano. O objetivo é capacitar profissionais da saúde no auxílio a pessoas com dificuldade de atendimento na rede pública, que se comunicam apenas em Libras

Postado por RADAR-DF

A aula inaugural (18/06) contou com a presença do Reitor do IFB, Wilson Conciani, Diretores e coordenadores da instituição de ensino, juntamente com Silene Almeida, Subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Diluana Oliveira, Diretora de Desenvolvimento Estratégico e Isday Custódio, Gerente de Educação em Saúde.

O reitor Wilson enalteceu a parceria e destacou o ineditismo e a importância dessa iniciativa. Para ele “essa é uma ação fundamental para assegurar a assistência de forma integral e inclusiva. Um marco para a saúde pública”.

A diretora Diluana falou que esse curso será um grande “legado” à sociedade e que vai garantir um atendimento humanizado aos pacientes do sistema”.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Silene Almeida, ressaltou que, a política de humanização no atendimento se faz garantindo o acesso dos pacientes ao sistema.

“E que, muitos desses usuários da rede pública, que são portadores de deficiência auditiva tem muita dificuldade de se fazerem compreender, comprometendo o seu atendimento”, disse ela.

“Com o advento da lei 6300/2019, sancionada pelo governador Ibaneis, vimos a necessidade de articulação em busca das parcerias para a capacitação. O IFB nos atendeu prontamente e pouco mais de um mês da publicação da lei, a SES já está capacitando seus servidores. Essa iniciativa mostra a dinâmica em fortalecer a educação permanente dos servidores da SES.”, apontou Silene Almeida.

A programação do curso vai se estender ao longo do próximo semestre. Serão três meses de treinamento, com carga horária de 60 horas para a primeira turma.

Na sequência, serão formadas novas turmas no IFB, Campus Brasília, e no IFB Campus Gama. Serão classes de níveis básico e intermediário, ambas com 30 vagas cada, e inscrições realizadas diretamente na Secretaria de Saúde.

As aulas dessa primeira turma serão realizadas às terças-feiras, das 9h às 12h, no Campus do IFB Brasília. É a primeira vez, no Distrito Federal, que é realizado esse tipo de treinamento, voltado para grupos específicos da área de Saúde.

A lei vigente assegura a possibilidade de disponibilizar profissionais aptos a se comunicar em Libras nas unidades e nos órgãos da rede pública de saúde para prestar atendimento à população.

A lei é válida para os hospitais, hemocentro, núcleos de farmácia especializada, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre os cinco países do G20 com iniciativas de proteção ambiental. A constatação vale...

Mais Radar

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde

Voltado para profissionais como médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»