O ASSUNTO É

Comissão adia votação do PL que regulamenta cigarro eletrônico

Publicado em

A votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil foi adiada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O adiamento atendeu pedido feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegiado.

O PL estabelece uma série de exigências para a comercialização dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo apresentação de laudo de avaliação toxicológica para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O texto traz que “a crescente utilização dos cigarros eletrônicos tem acontecido à revelia de qualquer regulamentação. Do ponto de vista da saúde, não há controle sanitário sobre os produtos comercializados e as embalagens não apresentam advertências ou alertas sobre os riscos de sua utilização”.

No Brasil, a regulamentação de cigarros eletrônicos está sob responsabilidade da Anvisa que, desde 2009, proíbe o produto.

A resolução da Anvisa mantém a proibição da fabricação, da importação, da comercialização, da distribuição, do armazenamento, do transporte e da propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A saúde dos imortais: Dino e o plano vitalício pelo trabalho de 21 dias

Enquanto milhões de brasileiros sofrem nas filas dos hospitais públicos, Flávio Dino garante plano de saúde vitalício após apenas 21 dias como senador. Além do atendimento médico no Brasil, o plano cobre atendimento no exterior e até mesmo UTI aérea.

Mais Radar

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma lista de...

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um conjunto de intervenções...

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade divulgou, em uma rede social,...

Governo do Distrito Federal contrata 150 anestesistas para reforçar hospitais

Os novos anestesistas foram distribuídos estrategicamente entre as unidades de saúde que apresentavam maior demanda, garantindo assim uma distribuição equilibrada dos recursos humanos e atendendo de maneira mais eficiente as necessidades da população.

Anvisa emite informe de segurança sobre reações adversas a cosméticos

Sobre a importância de reconhecer e relatar reações adversas decorrentes do...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»