O ASSUNTO É

Brasil Talentos trabalha tema “Bem Viver” no Dia Nacional da Saúde

Publicado em

Inspirado no Dia Nacional da Saúde, o programa DNA do Brasil Talentos trabalha, em um dos seus assuntos transversais, o tema Bem Viver.

O projeto é idealizado para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace).

A comemoração do dia 5 de agosto foi instituída pelo decreto de Lei nº 5.352/1967. A data visa a conscientização sobre temas associados ao bem estar físico e mental.

As temáticas devem gerar impactos na qualidade de vida do indivíduo, como uma boa alimentação, rotina saudável, ingestão de água, prática de atividade física, lazer e descanso.

O DNA tem o propósito de detectar e desenvolver talentos esportivos de crianças e adolescentes dentro de escolas.

Semelhante ao Dia Nacional da Saúde, o incentivo a hábitos saudáveis também é dado pelo projeto, por meio do incentivo da prática de atividade física e do levantamento de dados sobre a qualidade alimentar dos estudantes para a realização de atividades sobre reeducação alimentar.

O programa trabalha quatro dimensões centrais do desenvolvimento humano: físico-motor, saúde, qualidade de vida e vocacional.

Os protocolos de saúde/físico-motor aplicados pelo projeto geram laudos e relatórios que indicam fragilidades e potencialidades para as variáveis estudadas.

A partir disso, são disponibilizados planos de aula aos professores das escolas beneficiadas para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de acordo com suas aptidões, e também para aqueles que apresentam quadro de sobrepeso ou diabetes, por exemplo.

O objetivo do plano de aula para os alunos que apresentam comorbidade é proporcionar a oportunidade de praticar exercícios físicos regularmente e com segurança;

Além disso, pode auxiliar no controle glicêmico; combater o sedentarismo infantil; promover o conhecimento e debate sobre essas doenças; e desenvolver equilíbrio, agilidade e coordenação motora.

O educador físico e coordenador de metodologia do DNA do Brasil Talentos, Gabriel Magalini, afirma que inserir o hábito da atividade física na rotina desde a infância pode gerar reflexos no bem estar a longo prazo.

“Hábitos de atividade física, incorporados na infância e adolescência, podem ser transferidos futuramente para a vida adulta”, explica o coordenador.

Magalini ressalta que a atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população em geral.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vinte mil vagas serão abertas para 53ª edição da Corrida de Reis

Dentre as novidades da 53ª edição da Corrida de Reis, em 2026 terá 20 mil vagas para atletas amadores e profissionais. O evento gratuito...

Mais Radar

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O Brasil ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local...

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS)...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.