O ASSUNTO É

Anvisa divulga novas regras para rotulagem de produtos integrais

Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou novas regras para a rotulagem de produtos integrais, como pães, torradas e biscoitos. A medida é exigida desde o mês de abril.

Anteriormente, não existia uma legislação específica que determinasse o que é um alimento integral no Brasil. Agora, para que essa palavra possa estar escrita no rótulo, ele deve ter pelo menos 30% de ingredientes integrais, e a porcentagem ainda precisa ser destacada na embalagem.

Farinhas integrais e produtos feitos exclusivamente por cereais integrais não se encaixam na resolução. No geral, os alimentos integrais são mais indicados porque têm lenta absorção no organismo, além de integrarem mais fibras.

A nutricionista Mariana Ribeiro ressalta que “um pão, um grão, qualquer alimento integral vai ter uma quantidade maior de fibras, que ajudam na glicemia, a não ter picos de açúcar no sangue”, explica a especialista que faz parte do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

A resolução foi publicada no dia 1º de setembro de 2022, mas a Anvisa estabeleceu um prazo para que as marcas se adequassem às novas regras. Até 22 de abril deste ano, os produtos ainda podiam ser fabricados sem cumprir os novos requisitos e podem ser comercializados até o fim de seus prazos de validade.

O prazo termina em 2024 para massas como o macarrão ou espaguete, produzidas a partir de farinha. O consumidor ainda pode se deparar com as duas formas de rotulagem nos mercados. A nova regra descreve que só serão classificados como integrais os produtos que tiverem, no mínimo, 30% de ingredientes desta categoria.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»