O ASSUNTO É

Anvisa aprova registro de primeira injeção para prevenir HIV

Publicado em

O registro de medicamento Cabotegravir, injetável utilizado contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (5). O remédio é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, é utilizado para prevenir infecções.

Ainda não há previsão para o remédio chegar ao mercado e o medicamento será comercializado pela farmacêutica britânica GSK, que apresentou o pedido. O Cabotegravir será comercializado com o nome de “Apretude”.

No entanto, para ser disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o remédio seja aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão colegiado do Ministério da Saúde.

Em 2021, o medicamento foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos. O Cabotegravir também foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado.

Atualmente, a PrEP está disponível no SUS de forma oral, com comprimidos de uso diário. A nova injeção requer duas aplicações no início do tratamento e reforço depois de dois meses, por isso, é vista como mais efetiva na prevenção.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.