Começa a valer nesta quarta-feira (29) a suspensão da comercialização de 32 planos de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que a medida é temporária e ocorre devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial.
Os planos pertencem a oito operadoras e têm como base reclamações recebidas pela agência no 4º trimestre de 2022. A agência esclareceu que os 436.526 beneficiários dos planos de saúde suspensos ficam protegidos com a ação.
Conforme a ANS, esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.
Na lista de planos suspensos estão a Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; Unimed Vertente do Caparaó; Cooperativa de Trabalho Médico Ltda e Operadora Unicentral de Planos de Saúde Ltda.
Além de Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Medico do Rio de Janeiro; Ameplan Assistência Médica Planejada Ltda;Santo André Planos de Assistência Médica Ltda e Saúde Brasil Assistência Médica Ltda.