As manchas na pele não é um sintoma exclusivo da varíola dos macacos (monkeypox). Além da doença que se expalhou no mundo nos últimos três meses, os sinais também podem indicar outras patologias.
De acordo com estudos de especialistas, doenças virais, bacterianas e imunológicas também podem causar lesões cutâneas parecidas, como herpes e sífilis. A semelhança entre os sintomas acaba causando dúvidas entre os pacientes.
O coordenador do departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Egon Luiz Rodrigues Daxbacher, revela que as lesões de algumas doenças podem ser facilmente confundidas.
Para evitar equívocos, os pacientes devem procurar atendimento médico para identificar a condição responsável pelas feridas e seguir o tratamento necessário.
No caso da varíola dos macacos, as feridas começam como uma espinha plana e tendem a evoluir para bolhas com uma secreção infecciosa.
Elas costumam aparecer no rosto, palmas das mãos, solas dos pés, olhos, boca, garganta, virilha e regiões genitais e podem durar de duas a três semanas.
Os infectados também podem sentir febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, baixa energia e linfonodos inchados.
Um exemplo de doença que também faz aparecer manchas na pele é a herpes. Ela pode ser causada por dois tipos de vírus: o herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam a herpes simples, e o varicela-zóster (VVZ), causador da catapora (varicela) e da herpes-zóster.
O herpesvírus tipo 1 causa feridas e bolhas nos lábios e dentro da boca, já o tipo 2 é caracterizado por lesões nos genitais e pode ser adquirido nas relações sexuais. Em geral, os quadros podem durar de sete a 14 dias.