O Aeroporto Internacional de Brasília voltou a exigir o uso obrigatório de máscaras nos locais internos e dentro dos aviões. A medida foi determinada na manhã desta sexta-feira (25), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O uso do item já tinha sido recomendado pela Anvisa, desde a última terça-feira (22), em aviões e aeroportos do Brasil, por causa do aumento no número de casos de Covid-19.
Entre 2020 e agosto de 2022 a obrigatoriedade esteve em vigor, quando a Anvisa decidiu abolir a exigência. Os diretores justificaram, em votação unânime, que o cenário da pandemia permitiu que o uso fosse convertido em medida de proteção recomendada, mas obrigatória para os viajantes.
A volta do uso obrigatório foi aprovada pela maioria dos diretores do órgão, que ver o atual cenário epidemiológico da Covid-19 e o surgimento das novas variantes do vírus como indícios que “requerem novas medidas de prevenção para evitar a proliferação da doença”.
O uso de máscara é obrigatório para embarcar nas aeronaves, segundo a Inframerica. O uso é facultativo nas áreas de circulação pública, onde ficam os check-ins, e no saguão de desembarque.