O Rotary Club de Brasília celebrou nesta terça-feira (12), o Dia da Árvore, com uma ação especial, voltada para o plantio de 40 mudas de ipês doadas pela Novacap.
O espaço do plantio das árvores, que ocupa a extensão frontal da Fundação dos Rotarianos de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, foi batizado como “Bosque Rotário dos Ipês.
LEIA MAIS
Grileiros avançam sobre terras do Taquari II; a meta é faturar mais R$1 bilhão
A ação do Rotary Club de Brasília, o mais antigo clube rotário da capital federal, contou com a participação da governadora (2020/2021) do Distrito 4.530, Vera Lúcia Avila, além de presidentes e diretores de clubes rotários do Distrito Federal.
Para Saulo Branquinho, presidente do Rotary Club de Brasília, a ação vai ao encontro das orientações do Rotary International, focada em proteger o maior bem comum da humanidade: o meio ambiente
“A escolha pelos ipês, além de ser a árvore simbolo do Brasil todo mundo sonha plantar uma e ter um ipê para chamar de seu. Por isso, convidamos os presidentes dos clubes rotários do DF para que cada qual se responsabilize pela muda que plantou. Queremos ver no futuro próximo, um bosque florido para ser apreciado pelos brasilienses”, disse o dirigente rotário.
Novacap X Rotary Club
As mudas de Ipês recebidas pelo Rotary Club de Brasília foram doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), empresa criada em 1956, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira
A empresa foi criada com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova Capital do Brasil.
Dois anos depois, em 1º de março de 1958, nascia o Rotary Club de Brasília pelas mãos do seu primeiro presidente, o engenheiro mineiro Mario Meirelles.
No mesmo ano de criação da Novacap, Meirelles foi convidado por JK para assumir a chefia do Departamento de Organização e Administração Municipal (Doam), da Novacap.
Diz o memorial rotário que o Rotary Club de Brasília (O Pioneiro), nasceu no berço da “cidade mãe”, como era conhecido o Núcleo Bandeirante, com o apadrinhamento do Rotary Club de Goiânia e contou com as benção da Nova Capital.
Daí os agradecimentos feitos pelo dirigente rotário Saulo Branquinho, à estatal que construiu Brasília.
Você precisa fazer login para comentar.