No aniversário de 65 anos de atividades rotárias, iniciada pelo Rotary Club de Brasília, em 1958, fundado antes mesmo da inauguração da capital federal, rotarianos de todo o Distrito Federal, farão grande festiva na próxima quinta-feira(30), para celebrar a data e homenagear a vice-governadora Celina Leão (PP).
O convite à governadora do DF foi feito no final da semana passada, pelo presidente do Rotary Club de Brasília, Saulo Branquinho, e pelo Governador do Distrito 4530 de Rotary Internacional, Washington Cardoso Alkmim.
Celina Leão garantiu presença e disse ser “uma honra celebrar tão importante data, ao lado dos rotarianos que, em mais de seis décadas, prestam serviços voluntários à sociedade em favor do desenvolvimento social da capital da República, como verdadeiros embaixadores da boa vontade”.
Além de celebrar o aniversário do mais antigo clube, em atividade no DF, a ideia dos rotarianos brasilienses é também de aproveitar o penúltimo dia de março, mês considerado o marco pelo empoderamento da mulher no mundo, para homenagear as mulheres na pessoa da vice-governadora.
Como política, Celina tem a defesa da mulher como a sua principal bandeira de lutas.
O Rotary também não esquecerá as memórias das bravas rotarianas, ícones dessa causa, como as saudosas companheiras Divair Zaniollo e Yara Marise Werkhàuser Escalante. Esta ultima, falecida no ano passado, foi presidente do RC de Brasília e embaixadora na lula contra a poliomelite no Brasil
Divair Zaniollo e Yara foram as duas primeiras mulheres a serem admitidas, em 1991, pelo RC de Brasília, após a reforma do Estatuto e Regimento Interno do Rotary International, passando a receber mulheres em seus clubes do mundo inteiro.
A história do Rotary Club de Brasília se confunde com a própria história da construção da Capital da Esperança, iniciada por Mário Meirelles e Ernesto Silva, ambos diretores da Companhia Urbanizadora da Capital do Brasil (Novacap), criada por JK .
Meirelles era engenheiro, enquanto Ernesto, um militar e médico, era o presidente da Comissão de Planejamento da Construção e Mudança da Capital Federal, que viria a se transformar na Novacap.
Assim, nasceu o Rotary na Capital da Esperança.
*Toni Duarte é Jornalista, rotariano, e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF
Você precisa fazer login para comentar.