A vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão foi condecorada, nesta quinta-feira (25), com a “Medalha do Mérito Ernesto Silva”, que representa a mais alta honraria concedida pelo Rotary Club de Brasília.
A comenda foi criada para homenagear personalidades notáveis do mundo rotário, jurídico e político da sociedade brasiliense.
O evento ocorreu na sede da instituição e contou com as presenças de diversas autoridades do Distrito Federal e de outros estados em sessão conduzida pelo presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte.
Durante a cerimônia festiva houve a posse de oito novos rotarianos para o quadro de sócios da instituição.
Ernesto Silva foi um dos fundadores do Rotary Club de Brasília em 1° de março de 1958, dois anos antes da inauguração oficial da cidade.
Sob sua influência, o clube engajou-se em numerosos projetos sociais e culturais, que buscavam promover o desenvolvimento integral da nova capital.
“A medalha que leva seu nome é, portanto, uma celebração de seu legado duradouro, concedida a indivíduos que refletem seu compromisso e dedicação ao bem-estar e progresso de Brasília e de seu povo”, declarou Toni Duarte.
Além da Vice-governadora o Rotary homenageou mais sete personalidades com a Medalha do Mérito Ernesto Silva entre estes, o desembargador do Tribunal Regional Federal, Roberto Veloso; o vice-presidente do TJDFT, o deputado distrital Roosevelt Vilela; o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa; a presidente do Sindsaúde, Marli Rodrigues; o senador Lucas Barreto e o governador do Distrito Rotário 4.530, José Hilário Rodrigues. O presidente do Rotary Club de Brasília, o jornalista Toni Duarte, destacou a importância do evento como um marco no rotarismo do Distrito Federal.
“Esse é o compromisso do clube em unir profissionais de diversos setores para serviços humanitários, proteção da infância e conservação ambiental”, declarou.
Desde 1958, o Rotary Club de Brasília tem sido uma presença ativa na capital, mesmo antes de sua oficialização em 1960 por Juscelino Kubitschek.
A solenidade teve a participação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal que fez a execução do Hino Nacional.