O ASSUNTO É

Preconceito impede diagnóstico precoce, alerta Shirley Pontes

Publicado em

Durante uma palestra nesta terça-feira (12) no Rotary Club Brasília-Norte, a médica gerontóloga Shirley Pontes disse que o preconceito que afeta a maioria dos homens ainda é a grande barreira que impede o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Infelizmente, essa barreira cultural ainda existe, embora a maioria das pessoas possa dizer que não tem esse problema. No entanto, a maioria dos homens não procura um médico. “Isso torna ainda mais difícil para aqueles que necessitam do SUS, já que enfrentam uma longa espera e acabam desistindo”, disse.

A médica especialista em câncer de próstata e outras doenças que afetam os idosos disse que centenas de pessoas morrem anualmente no Brasil porque ignoram a necessidade de ir ao médico para evitar a doença que se espalha de forma silenciosa.

Segundo ela, o machismo e a falta de informação são os principais fatores que causam muitas mortes.

“A campanha de conscientização para o combate ao câncer de próstata, muitas vezes, se torna uma piada entre os homens sobre a importância do toque retal, um exame de rotina que avalia a saúde da próstata”, apontou.

A médica sustenta que é necessário realizar campanhas de conscientização contínuas para combater o preconceito equivocado em relação ao toque retal.

A palestrante também mencionou que, nos últimos dez anos, a medicina avançou no tratamento da enfermidade.

“Existem bloqueadores hormonais que podem ser aplicados no início. Em termos de cirurgia, houve um aumento no número de médicos que estão fazendo a cirurgia robótica em Brasília. Brasília tem isso, mas não é atendida pelo SUS nem mesmo é coberta pelos planos de saúde, só particulares. Mas é sem dúvida o recurso mais eficiente que existe”, afirmou.

Para o presidente do Rotary Club Brasília-Norte, Afonso Gomide, a palestra de Shirley Pontes despertou o interesse para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Ele disse ao RadarDF que o seu clube aproveitou o “outubro rosa” e o “novembro azul” para trazer um tema que, nos últimos anos, tem despertado a atenção dos rotarianos.

”As palestras da doutora Shirley Pontes, que é uma especialista, ajudam os rotarianos a explicar melhor para as comunidades assistidas pelo clube”, destacou Gomide.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Mais Radar

País impotente: Criminosos organizados tomam conta do Brasil

Brasil à mercê do crime organizado: mais de 80 facções desafiam as leis, com tentáculos em setores públicos e privados, enquanto autoridades seguem inertes.

Rotarianos de Brasília recebem governador e futuro líder global

O presidente eleito do Rotary International, Mário Cesar Martins, foi recebido com entusiasmo em Brasília, durante festiva organizada por quatro clubes rotários da capital federal. A visita oficial do governador Eurípedes Lima reuniu líderes do mundo rotatório e reforçou projetos e ações sociais.

Governador e líder do Rotary International visitam clubes de Brasília

Quatro clubes de Brasília recebem o governador distrital Eurípedes Lima e o presidente do Rotary International, Mário César Camargo, em evento que discute desenvolvimento comunitário e homenageia lideranças com a Medalha Ernesto Silva.

Domingo: Rotarianos do DF lançam campanha contra pólio no Eixão

O movimento dos rotarianos do Distrito Federal começa às 9h deste domingo (27)) no Eixão Norte. A ação conta com o apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo é conscientizar sobre a vacinação contra a poliomelite, com a presença de Zé Gotinha e do “Carro de Vacinas”

Rotary Club de Brasília leva alegria às crianças do Capão Comprido

A 2ª edição do Programa Criança Feliz, levou alegria e inclusão para 150 crianças da comunidade Extensão do Capão Comprido de São Sebastião. A ação contou com distribuição de brinquedos, doces e brincadeiras, além do apoio de rotarianos e familiares.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»