O ASSUNTO É

Preconceito impede diagnóstico precoce, alerta Shirley Pontes

Publicado em

Durante uma palestra nesta terça-feira (12) no Rotary Club Brasília-Norte, a médica gerontóloga Shirley Pontes disse que o preconceito que afeta a maioria dos homens ainda é a grande barreira que impede o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Infelizmente, essa barreira cultural ainda existe, embora a maioria das pessoas possa dizer que não tem esse problema. No entanto, a maioria dos homens não procura um médico. “Isso torna ainda mais difícil para aqueles que necessitam do SUS, já que enfrentam uma longa espera e acabam desistindo”, disse.

A médica especialista em câncer de próstata e outras doenças que afetam os idosos disse que centenas de pessoas morrem anualmente no Brasil porque ignoram a necessidade de ir ao médico para evitar a doença que se espalha de forma silenciosa.

Segundo ela, o machismo e a falta de informação são os principais fatores que causam muitas mortes.

“A campanha de conscientização para o combate ao câncer de próstata, muitas vezes, se torna uma piada entre os homens sobre a importância do toque retal, um exame de rotina que avalia a saúde da próstata”, apontou.

A médica sustenta que é necessário realizar campanhas de conscientização contínuas para combater o preconceito equivocado em relação ao toque retal.

A palestrante também mencionou que, nos últimos dez anos, a medicina avançou no tratamento da enfermidade.

“Existem bloqueadores hormonais que podem ser aplicados no início. Em termos de cirurgia, houve um aumento no número de médicos que estão fazendo a cirurgia robótica em Brasília. Brasília tem isso, mas não é atendida pelo SUS nem mesmo é coberta pelos planos de saúde, só particulares. Mas é sem dúvida o recurso mais eficiente que existe”, afirmou.

Para o presidente do Rotary Club Brasília-Norte, Afonso Gomide, a palestra de Shirley Pontes despertou o interesse para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Ele disse ao RadarDF que o seu clube aproveitou o “outubro rosa” e o “novembro azul” para trazer um tema que, nos últimos anos, tem despertado a atenção dos rotarianos.

”As palestras da doutora Shirley Pontes, que é uma especialista, ajudam os rotarianos a explicar melhor para as comunidades assistidas pelo clube”, destacou Gomide.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô

O Ministério da Saúde incorporou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a prostatectomia radical assistida por robô para o tratamento de pacientes...

Mais Radar

Sino do Rotary Club de Brasília: Afonso Cândido destaca sua história

Afonso Cândido (ao meio) ilumina o 1º Ciclo de Palestras do Rotary Club de Brasília, o "Pioneiro", destacando o sino como símbolo de união e história. Sob a presidência de José Fernando Vilela, o evento reforçou os valores do Rotary International.

Noite Festiva: Rotary Club de Brasília exalta história e gestão de Toni Duarte

O Rotary Club de Brasília, o mais antigo e emblemático da...

Rotary na COP30: lideranças em ações ambientais e proteção da Amazônia

Durante a COP30, o Rotary planeja intensificar ações locais, promovendo conservação de água, sustentabilidade e resiliência comunitária, além de engajar jovens líderes e fortalecer parcerias globais.

Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão

Ao centro da imagem, Ana Luiza Confim Mendes sorri ao lado dos membros do Rotary Club de Brasília Lago Norte, após compartilhar sua inspiradora trajetória em busca da Bolsa Rotary pela Paz.

Noite festiva: Rotary Club de Brasília celebra 67 anos com homenagens e posses

Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, homenageou lideranças rotárias e empresariais com a Medalha do Mérito Ernesto Silva na celebração dos 67 anos do clube mais antigo da capital federal.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.