O ASSUNTO É

País impotente: Criminosos organizados tomam conta do Brasil

Publicado em

São mais de oitenta organizações criminosas operando no Brasil, com ramificações nos diversos setores das atividades públicas e privadas.

Morrem mais pessoas vítimas da violência urbana, no Brasil, do que nos países que vivem em guerra.

Essa realidade vivida, também, pela família brasileira, é do conhecimento das autoridades constituídas e que pouco fazem para minimizar essa grave situação.

Os governos federal, estadual e municipal, quando discutem esse assunto, gastam todo tempo culpando a polícia, a legislação vigente e a descobrir de quem é a competência para tomar providências, como se essa fosse a prioridade maior.

A violência, no estágio em que se encontra, não será contida com discursos políticos e muito menos pelas ideias mágicas de especialistas em segurança pública.

Esses se prestam a criticar as polícias, como se elas fossem as responsáveis pelas injustiças sociais, pelo falido sistema penitenciário, pela legislação penal desatualizada e pelo insuficiente sistema judiciário.

A verdade é que, enquanto as autoridades discutem o sexo dos anjos, os criminosos avançam e as famílias das vítimas formam grupos com faixas pedindo justiça, que nunca vem.

Entra governo, sai governo, e a situação, com raras exceções, continua a mesma.

O que tem a ver o rotariano com esse problema? Tem tudo a ver! É cidadão, é brasileiro, é pai de família e vive na mesma sociedade.

Excluindo o envolvimento da organização rotária, o rotariano tem o dever de promover a paz através do servir e jamais se esquivar de fazer a sua parte na defesa da vida e dos bens materiais.

Se o rotariano for para as ruas repudiar o avanço da criminalidade, com ênfase na violência contra a mulher, será que estará maculando o nome do Rotary? Acho que não.

A verdade é uma só, ou as forças legais assumem a segurança dos brasileiros, ou os criminosos tomam o poder, como já acontece em outros lugares.

*Gercy Joaquim Camelo é rotariano /Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás/ Formação acadêmica em Direito

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Mais Radar

Preconceito impede diagnóstico precoce, alerta Shirley Pontes

Durante palestra no Rotary Club Brasília Norte, a gerontóloga Shirley Pontes ressaltou o impacto do preconceito no atraso do diagnóstico do câncer de próstata e defendeu campanhas de conscientização contínuas.

Rotarianos de Brasília recebem governador e futuro líder global

O presidente eleito do Rotary International, Mário Cesar Martins, foi recebido com entusiasmo em Brasília, durante festiva organizada por quatro clubes rotários da capital federal. A visita oficial do governador Eurípedes Lima reuniu líderes do mundo rotatório e reforçou projetos e ações sociais.

Governador e líder do Rotary International visitam clubes de Brasília

Quatro clubes de Brasília recebem o governador distrital Eurípedes Lima e o presidente do Rotary International, Mário César Camargo, em evento que discute desenvolvimento comunitário e homenageia lideranças com a Medalha Ernesto Silva.

Domingo: Rotarianos do DF lançam campanha contra pólio no Eixão

O movimento dos rotarianos do Distrito Federal começa às 9h deste domingo (27)) no Eixão Norte. A ação conta com o apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo é conscientizar sobre a vacinação contra a poliomelite, com a presença de Zé Gotinha e do “Carro de Vacinas”

Rotary Club de Brasília leva alegria às crianças do Capão Comprido

A 2ª edição do Programa Criança Feliz, levou alegria e inclusão para 150 crianças da comunidade Extensão do Capão Comprido de São Sebastião. A ação contou com distribuição de brinquedos, doces e brincadeiras, além do apoio de rotarianos e familiares.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»