A presidente da Comissão de Projetos e Serviços Humanitários e coordenadora da Sub-Comissão Distrital da Pólio da Fundação Rotária, Yara Marise Werkhauser Escalante, fez um apelo aos clubes rotários do DF para que todos se empenhem na campanha nacional de multivacinação contra a Poliomelite.
A campanha acontecerá a partir do dia 5 de outubro e se estenderá até o dia 30, sendo que o “DIA D de Mobilização Nacional” será deflagrado no dia 17.
O público alvo são crianças com idade a partir de 12 meses a cinco anos.
“As taxas de vacinação estão baixa e não podemos deixar que a pólio retorne ao Brasil”, afirmou Yara Escalante, durante reunião remota, com presidentes de clubes rotários do Distrito Federal, ocorrida nesta sexta-feira (18).
A reunião também contou com a participação da governadora do Distrito Rotário 4.530, Vera Lucia Barrela Avila e do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e da Comissao da Fundação Rotária, Chico Schlabitz.
Para que não haja uma descontinuidade no combate a poliomelite no Brasil, a sub comissão da Fundação Rotária apresentou um plano de ação com metas e sugestões, o qual foi encaminhado a todos os presidentes de clubes.
A proposta pede as lideranças rotárias que se empenhem mais nesta campanha contra a doença que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade.
Uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas).
Na maioria dos países, o esforço global ampliou as capacidades para combater outras doenças infecciosas, construindo sistemas eficazes de vigilância e imunização.
Ao Radar-DF, a governadora do Distrito Rotário 4.530, Vera Lucia Barrela Avila, destacou a importância da luta dos rotarianos pela erradicação da poliomelite no mundo.
“Esta causa é um dos mais importantes desafios do Rotary Internacional, desde a sua primeira campanha Pólio Plus, em 1985, o que tornou o Rotary membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988”.
A governadora reiterou que essa luta constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da comunidade rotária em todo o mundo e que os 75 clubes, ligados ao Distrito 4.530, que engloba o DF, Goiás e Tocantins, devem persistir na luta para impedir o avanço da doença.
Você precisa fazer login para comentar.