Os mais de 2 mil metros quadrados do Centro de Convenções da Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis (GO), tornaram-se pequeno para os mais de 800 Rotarianos que lotaram o auditório na abertura da 64ª Conferência Distrital da Inspiração, ocorrida no último sábado (04/05)
Além do balanço das atividades do Distrito 4530, que abrange o Tocantins, Goiás e o Distrito Federal, o evento serviu para unificar rotarianos, rotaracts, interactianos e as mulheres da Casa da Amizade em torno de uma pauta positiva para o ano rotário 2019/2020.
Também serviu para premiar rotarianos e projetos sociais desempenhados pelos clubes e para apresentar a comunidade rotariana presente o novo governador do Distrito 4530, Alberto Sousa Brito, de Araguaína/Tocantins, eleito em 2017.
Ele substituiu o mineiro de São Roque, Vertinho de Oliveira (Rotary Club de Formosa) e vai dirigir o distrito sob o lema de “O Rotary Conecta o Mundo”.
Na programação festiva, encerrada com o “Baile do Governador”, embalado pela Banda Ciclone de Goiânia, ocorreu a eleição para governador que irá dirigir o Distrito 4530 no ano rotário 2021/2022.
A eleição para o cargo é anual. Quem vota são os presidentes dos 74 clubes espalhados no Tocantins, Goiás e no Distrito Federal. Os ex-governadores do Rotary da mesma região também votam.
A analista judiciária Sandra Maria Gonçalves Dias, do Rotary Club de Trindade (GO), venceu com 50 votos contra 33 e uma abstenção.
Coube ao advogado Paulo Eduardo de Barros Fonseca, diretor do Rotary no Brasil, representar o presidente do Rotary Club Internacional Barry Rassin na 64ª Conferência da Inspiração.
Ele classificou a Conferência do Distrito 4530 como uma oportunidade para estreitar laços de amizades e firmar novas relações.
Paulo Fonseca ainda destacou a grandeza do Distrito dentro da constelação rotária internacional e apontou os valores como “Companheirismo, Integridade, Diversidade Serviço Humanitário e Liderança”.
“O maior líder é aquele que mais serve. É por isso que Barry pede que contemos a nossa história rotária. Precisamos garantir que o Rotary continue proporcionando a melhor experiência possível aos associados e que continue crescendo e sendo útil por meio de projetos sustentáveis”, disse.
Paulo Eduardo Fonseca pregou aos mais de 800 rotarianos de que todos devem ter o foco na comunidade para a construção de uma sociedade melhor.
“Tenhamos todos nós uma grande conferência e saiamos daqui mais coesos e firmes no nosso propósito de melhorarmos ainda mais a nossa atuação e, por consequência, a ação dos nossos clubes na certeza de que há 114 anos , pela ação de cada um de nós, o Rotary Inspira”, finalizou.
[foogallery id=”26077″]
A importância do Rotary no mundo
Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários.
Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018).
Três brasileiros já presidiram o Rotary Internacional, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary Internacional é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades.
Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.
Rotary Club de Brasília, presente
O administrador de empresas e presidente do Rotary Club de Brasília, Genésio Vicente, avaliou o encontro em Pirenópolis, como importante por estimular o crescimento da comunidade rotária no âmbito do Distrito 4530 e, em especial, no Distrito Federal.
“A nossa participação na conferência nos fortaleceu ainda mais o nosso espírito de Rotary e deixou o Club de Brasília mais motivado para se conectar ao mundo.
Ele destacou as campanhas mais emblemáticas feitas por sua gestão neste período de um ano à frente do mais antigo Rotary Club de Brasília como a campanha de combate a Hepatite e da Poliomielite.
Também foi feito ações na área da educação como alfabetização de adultos na comunidade do Varjão. Além disso foram feitas doações de cadeiras de rodas para hospitais de apoio.
Os trabalhos do Club foram reconhecidos e premiados pelo governador Vertinho Oliveira
“Vivemos em um clima permanente de superação e desafios, o que leva o nosso Club aos patamares do reconhecimento”, disse Genésio Vicente.
Genésio deixa a presidência do Clube em junho sendo substitui pelo empresário Francísco Borges Filho, eleito como novo presidente para o ano rotário de 2019/2020.
As ações rotárias do futuro presidente estará concentrada na periferia carente da cidade de São Sebastião, DF.
Você precisa fazer login para comentar.