O ASSUNTO É

Laços de amor: O Rotary e as crianças pobres da Vila Green

Publicado em

De um lado, Aldenice Rodrigues da Conceição, piauiense de Corrente, 61 anos, e 40 crianças da pequena Vila Green, uma comunidade pobre, espremida ao fundo da cidade de São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal.

Do outro lado, integrantes do Rotary Club de Brasília, fundado antes mesmo que a capital federal, cujo um de seus lema é “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

Quem chega no pedaço de chão ocupado por famílias pobres nem acredita que a menos de 10 quilômetros dos Poderes da República a pobreza e a fome impera entre as 100 famílias da Vila Green o que coloca dezenas de crianças com futuro comprometido se não houver ajuda para suportar as agressões sociais impostas no dia a dia.

LEIA MAIS

Corpos dos 8 bandidos mortos pela PM de Goiás continuam no IML

Elas têm as pequenas ruas estreitas como a sala de estar, cujo espaço onde tudo acontece.

A vila é o retrato da exclusão social e territorial que se expande nas cercanias de Brasília que tem o seu Produto Interno Bruto (PIB) quase três vezes acima do verificado na média brasileira.

Neste cenário de pobreza extrema as crianças Green dependem da ajuda e da solidariedade das pessoas.

“A primeira vez que me defrontei na Vila Green, com dezenas de suas crianças de pé no chão, vi ser preciso fazer alguma coisa”, disse Marilene, durante a ação natalina que levou a alegria dos meninos e menias da vila ao receber brinquedos e lanches.

Se juntou na mesma luta, de defesa das “crianças green”, a também rotariana Claudia Mayrink Silvera.

“A vida para essas famílias é dura porque são invisíveis ao olhar das políticas públicas. Em uma rápida pesquisa na comunidade descobrimos que grande parte da população da Vila Green não faz duas refeições por dia, por encontrar dificuldades no acesso ao emprego ou mesmo por não contar com a ajuda dos chamados auxílios sociais”, completa Claudia Mayrink.

Ajudar a pedagoga Aldenice, a ocupar o tempo da criançada, neste período de pandemia, onde as creches e escolas públicas do Distrito Federal estiveram de portas fechadas, é uma das missões do Rotary.

Além da ajuda rotária, a piauense Aldenice, conta com o apoio do filho Felipe, um dos líderes da comunidade, no empenho para segurar a meninada em um espaço improvisado onde as crianças ganham aulas de reforço escolar e de música.

O Projeto Resgatar foi criado para amenizar o sofrimento das centenas de famílias da Vila Greene e tentar garantir que as suas crianças tenham, um futuro melhor. Quem quiser ajudar o Projeto Resgatar com qualquer coisa, bsta entrar em contato pelo email: rotaryclubedebrasilia@gmail.com

Quer saber das notícias do Radardf? Clique aqui 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Noite Festiva: Rotary Club de Brasília exalta história e gestão de Toni Duarte

O Rotary Club de Brasília, o mais antigo e emblemático da...

Rotary na COP30: lideranças em ações ambientais e proteção da Amazônia

Durante a COP30, o Rotary planeja intensificar ações locais, promovendo conservação de água, sustentabilidade e resiliência comunitária, além de engajar jovens líderes e fortalecer parcerias globais.

Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão

Ao centro da imagem, Ana Luiza Confim Mendes sorri ao lado dos membros do Rotary Club de Brasília Lago Norte, após compartilhar sua inspiradora trajetória em busca da Bolsa Rotary pela Paz.

Noite festiva: Rotary Club de Brasília celebra 67 anos com homenagens e posses

Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, homenageou lideranças rotárias e empresariais com a Medalha do Mérito Ernesto Silva na celebração dos 67 anos do clube mais antigo da capital federal.

Rotary Club de Brasília comemora 67 anos com festa e homenagens

A celebração dos 67 anos do Rotary Club de Brasília, nesta quinta-feira (08), terá como ponto alto a outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva a personalidades do mundo rotário, político, jurídico e empresarial que se destacaram por relevantes serviços à sociedade brasiliense.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.