O ASSUNTO É

Genésio Vicente: O presidente que inspirou o mais antigo clube rotário de Brasília

Publicado em

Se o Rotary International é uma associação de clubes de serviços ,cujo objetivo declarado é unir voluntários, a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz no mundo, a ideia do advogado Paul Harris, 114 anos após, homens como Genésio Vicente, continuam a propagar no mundo inteiro

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Amanhã, quinta-feira (27/06), ocorrerá a última reunião  do presidente 2018/2019, do mais antigo Clube Rotário de Brasília, surgido antes mesmo da inauguração da Capital da República ocorrida em 21 de abril de 1960.

O experiente administrador de empresas, atual subsecretário de Fazenda do Governo do Distrito Federal, o companheiro Genésio Vicente seguiu o lema da inspiração do ano de Barry Rassin, presidente do Rotary International e de Vertinho Oliveira, governador do Distrito 4.530.

Juntos, passarão para a galeria dos líderes imortais de uma organização mundial, fundada na cidade de Chicago, Estados Unidos, e que possui mais de 1,2 milhões de membros no planeta, chamados rotarianos, um dos quais esse escriba jornalista, editor do Radar-DF.

Apesar de ocorrer nesta quinta-feira, a sua última reunião , que deve ser prestigiada por todos os sócios e seus familiares, no entanto, o presidente do Rotary Club de Brasília, Genésio Vicente, deixará o cargo no próximo dia 29 de junho, quando definitivamente passará o bastão ao seu sucessor, o empresário Francisco Borges Filho eleito para comandar o ano rotário 2019/2020.

Particularmente, posso atestar que Genésio Vicente é um grande líder que se dedica a causa pública, pessoa sensível do ponto de vista social e sem dúvida um grande rotariano que marcou o ano da Inspiração.

Genésio Vicente uniu, fez crescer um clube que, apesar ser o mais antigo de Brasília, havia definhado nas últimas duas décadas por não ter renovado seus quadros.

Genésio manteve o que tinha e avançou trazendo novos sócios cumprindo à risca os ensinamentos dos fundadores do Rotary International e a meta traçada pelo governador do Distrito 4. 530, Vertinho Oliveira.

Se o melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas, mas aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas, podemos afirmar que Genésio Vicente é exatamente até este momento no comando do Rotary Club, o pioneiro de Brasília.

No ano de sua inspiração foram feitas ações de alfabetização dos cidadãos do DF e fez parceria internacional com o apoio da Secretaria de Educação, com o objetivo de dotar uma escola no Itapoã, colocando um computador por aluno.

“Esse projeto deverá se materializar na gestão do companheiro Francisco Borges Filho , o próximo presidente do nosso Clube. A proposta visa melhorar o nível de educação na comunidade de baixa renda e acessos as novas tecnologias, disse ele.

O presidente também destacou a contribuição que o Clube de Brasília destina a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma associação que atua dentro do Hospital de Base de Brasília.

A entidade presta assistência a 20 mil mulheres por ano. Tem ainda o “Pioneiro em ação”, projeto de apoio a entidades carentes do DF.

Genésio  vai continuar apoiando as atividades do Rotary Club de Brasília, bem como as ações do Distrito 4.530 que terá o próximo ano rotário comandado pelo governador eleito Alberto Brito de Araguaína (TO).

Ele acredita que o próximo ano rotário, que se  inicia em julho, seguindo o calendário do ano fiscal americano, o clube continue crescendo e renovando seu quadro associativo com pessoas comprometidas com os ideais rotários e que se conecte mais com a sociedade.

Mostrar que o Rotary está cada vez mais forte e renovado é uma marca de um imortal presidente que ficará além de uma foto exposta na galeria da organização mais importante e prestigiada do mundo.

Genésio Vicente continuará sendo ativo para contribuir com o companheiro Francisco Borges Filho, o novo presidente do Rotary Club de Brasília, a quem passará o bastão no próximo dia 4 de julho.

Genésio Vicente fará a transição entre a “Inspiração” e a “Conexão”. Na reunião  desta quinta-feira ele estará executando a sua última batida do martelo no Sino. É um grande companheiro merecedor de grandes aplausos dos mais de 1 milhão de rotarianos do mundo inteiro.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

Rotary Club de Brasília arrecada 10 toneladas de doações para o povo gaúcho

Em uma demonstração de solidariedade, o Rotary Club de Brasília, com...

Rotary Club De Brasília e CBMDF unem forças por vítimas de enchentes do RS

Enquanto o Rotary se concentra na arrecadação de suprimentos, o Corpo de Bombeiros oferece seu suporte especializado para a entrega dos itens até a base aérea de Brasília. Esta parceria reflete o compromisso das duas instituições com o bem-estar do povo gaúcho.

Rotary Clubs do DF se unem para enviar água potável ao Rio Grande do Sul

Diante da tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a falta de água potável emerge como o maior drama humano enfrentado pela população. Organizações rotarianas de Brasília, mobilizam-se em uma campanha para coletar água potável, destinada a socorrer os afetados nesta crise crítica.

Medalha Ernesto Silva nos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga

No ponto alto da celebração dos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga, o presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte, entrega emocionadamente a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" à presidente do RC de Taguatinga, Erica Kikushi,

Mensagem de Estímulo: Festiva de alto nível no Rotary Club de Brasília

Foi prazeroso entregar a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" e o Diploma Rotário ao nosso companheiro, José Ribamar, um dos oito novos membros que tomaram posse na noite festiva do Rotary Club de Brasília

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»