O ASSUNTO É

Baixa vacinação contra Pólio no Brasil preocupa rotarianos do DF

Publicado em

O avanço da poliomelite no Brasil, provocada pela baixa vacinação, levou 15 clubes rotários, baseados no Distrito Federal, a debaterem o assunto na noite desta quarta-feira (26), para tentar buscar alternativas que ajudem a melhorara a meta vacinal no DF.

O Rotary e seus parceiros, na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), trabalha para erradicar, há mais de 35 anos, a doença no mundo.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, a meta da campanha, que começou no dia 8 de agosto, era de vacinar 95% das crianças brasilienses.

Até o final da semana passada, segundo ainda a SES, apenas 49.480 crianças, entre 1 e 4 anos, haviam recebido o imunizante.

A cobertura vacinal na campanha contra poliomielite, no Distrito Federal, ficou em 30,9%.

A baixa procura da vacina no DF acendeu a luz de alerta os clubes rotários que se empenham a cada ano na luta pela erradicação da doença.

Os números da imunização foram considerados muito baixos, pelos rotarianos, cuja causa estar na falta de empenho dos pais de procurarem os postos de vacinação para imunizar as suas crianças.

Para Einstein Lincoln Taquiry, presidente do Rotary Club Brasília Sul, o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989, mas a diminuição nos índices de vacinação pode acarretar volta da doença.

Como a imunização contra a poliomelite vem caindo drasticamente no DF, uma comissão composta por dirigentes dos clubes rotários, que atuam da capital federal, será recebida pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, na tarde de hoje.

Os rotarianos decidiram criar movimentos permanentes, sobre a importância da luta contra a poliomielite e desejam construir uma parceria mais sólida com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em apoio as suas demandas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Sino do Rotary Club de Brasília: Afonso Cândido destaca sua história

Afonso Cândido (ao meio) ilumina o 1º Ciclo de Palestras do Rotary Club de Brasília, o "Pioneiro", destacando o sino como símbolo de união e história. Sob a presidência de José Fernando Vilela, o evento reforçou os valores do Rotary International.

Noite Festiva: Rotary Club de Brasília exalta história e gestão de Toni Duarte

O Rotary Club de Brasília, o mais antigo e emblemático da...

Rotary na COP30: lideranças em ações ambientais e proteção da Amazônia

Durante a COP30, o Rotary planeja intensificar ações locais, promovendo conservação de água, sustentabilidade e resiliência comunitária, além de engajar jovens líderes e fortalecer parcerias globais.

Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão

Ao centro da imagem, Ana Luiza Confim Mendes sorri ao lado dos membros do Rotary Club de Brasília Lago Norte, após compartilhar sua inspiradora trajetória em busca da Bolsa Rotary pela Paz.

Noite festiva: Rotary Club de Brasília celebra 67 anos com homenagens e posses

Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, homenageou lideranças rotárias e empresariais com a Medalha do Mérito Ernesto Silva na celebração dos 67 anos do clube mais antigo da capital federal.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.