Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Voto útil turbina candidatura de Ibaneis que pode se eleger neste domingo

Publicado em

O esvaziamento progressivo das candidatura de Paulo Octávio(PSD), e do pouco desempenho de Izalci Lucas(PSDB) e Leila do Vôlei(PDT), pode aumentar, ainda mais, a vantagem do governador Ibaneis Rocha(MDB) em relação aos números apresentados pela última pesquisa, divulgada neste sábado, pelo Ipec/TVGlobo.

De acordo com todos os análises feitos dos cenários, apontados pelas pesquisas, realizadas e divulgadas durante a semana, o candidato do PSD, Paulo Octávio, não decolou como haviam planejados seus marqueteiros.

Chegou ao fim da corrida abandonado por grande parte dos seus desiludidos apoiadores.

A razão, está no fato da candidatura não ultrapassar o primeiro dígito das pesquisas e pelas propostas mirabolantes, como a de dar passagens de graça, nos transportes públicos do DF, ou a de derrubar a rodoviária do Plano Piloto e refazê-la em sete dias, como Deus criou o mundo.

Além do mais, pesou na consciência do eleitorado, a exposição da vida pregressa de PO em casos de corrupção, pagamentos de propinas, crimes que renderam contra ele dezenas de processos, condenações e até prisão.

O eleitor que abandonou Paulo Octávio faz parte do mesmo nicho eleitoral de Ibaneis Rocha, que mantém a sua liderança consolidada que pode lacrar a vitória ainda hoje.

Durante a campanha, Ibaneis usou a sua mais importante estratégia de mostrar o que fez pelo DF e o que pode fazer pela população no segundo mandato, caso se eleja.

Embora sendo bastante atacado pelo adversários, Ibaneis preferiu ficar na dele sem devolver nenhum comentário, ácido, mesmo nos debates da televisão.

Ibaneis jogou bem nos últimos dias pela conquista do voto útil. Os que abandonaram PO, pela estrada, preferem se realinharem ao lado do emedebista do que migrar para o raivoso esquerdista Leandro Grass.

O mesmo fenômeno pode ocorrer com aquele eleitor que não gosta de jogar seu voto fora, ao sentir que as candidaturas de Izalci Lucas(PSDB), de Leila do Vôlei (PDT) e a do Coronel Moreno (PTB), não surtiram efeitos práticos, como imaginavam.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»