Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Traído e rejeitado, Mossoró começa provar do próprio veneno

Publicado em

Com uma rejeição que atinge marcas astronômicas de 60%, o atual prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, enfrenta uma situação politicamente delicada ao tentar eleger seu sucessor nas eleições municipais desse ano.

Seu escolhido, o ex-secretário de Obras, Marcus Vinicius, popularmente conhecido como “Cinquentinha”, vê suas chances diminuírem diante das adversidades herdadas da administração atual. Daí começa surgir o jogo da traição entre a criatura e o criador.

A sucessão articulada deste o ano passado pelo prefeito Pábio Mocoró, seria uma questão de sobrevivência politica e de seus “fabulosos negócios” que transformou o pobre motorista da Prefeitura no milionário prefeito nestes quase oito anos que esteve no comando do poder municipal.

Mossoró deixará a prefeitura no dia 1º de janeiro do próximo ano, com rombo nos cofres públicos e com investigações em curso pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministerio Público de Goiás, por suspeitas de corrupção do desvio de milhões de reais, corroídos em benefícios de “empresas laranjas” que ganharam licitação, sem concluir obras. 

Desde o início, a escolha de “Cinquentinha” para dar continuidade ao legado de Mossoró já era vista como uma tentativa desesperada do prefeito de manter-se influente na política local e ter o seu sucessor como seu “laranja” na cadeira de prefeito.

No entanto, a pré-campanha de Cinquentinha tem se mostrado um fracasso retumbante. A avaliação popular cai a cada pesquisa, na medida que outros candidatos surgem na disputa.

A rejeição ao prefeito, que atinge 60% dos habitantes de Valparaíso, parece ter contaminado a candidatura do candidato, que sofre também pelas consequências marcadas por problemas nas infraestruturas.

Cinquentinha tropeça sobre as próprias buraqueiras que produziu, espalhadas por toda a cidade pela péssima gestão como secretário de Obras do Município.

Fontes internas do MDB local indicam que Mossoró está considerando mudar de estratégia e possivelmente apoiar outros candidatos dentro do partido, devido ao desconforto com as recentes decisões do seu candidato, que optou por se distanciar do prefeito rejeitado pelo povo para tentar salvar a própria candidatura.

A secretária de Educação do município, também com imagem manchada, surge como uma possível alternativa a ser lacrada antes das convenções partidárias de agosto.

O motorista Mossoró, que no passado traiu quem lhe ajudou a se eleger a prefeito de Valparaíso de Goiás, em 2016, raciocina com a lógica que pode experimentar do mesmo veneno da trairagem, antes mesmo de tentar eleger o esperto e traquina Cinquentinha. 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»