Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Pesquisas fakes fazem eleitorado buscar novas alternativas

Publicado em

Grande parte do eleitorado de Valparaíso de Goiás continua em busca de um candidato a prefeito.

A menos de três meses para as eleições municipais que ocorrem em outubro, o eleitorado se apresenta com desânimo em torno da maior parte dos nomes até agora apresentados.

As pesquisas qualitativas classificadas como sérias e isentas revelam o baixo grau de popularidade e alta rejeição aos candidatos apresentados pelos dois grupos políticos mais influentes da cidade que, ao longo dos últimos 16 anos, se revezam no Poder.

De um lado, Pábio Mossoró; do outro, a deputada federal Leda Borges, ambos surgidos da base do mesmo grupo dominante da cidade.

O primeiro foi chefe de gabinete da segunda, mas dividiram o pão ao meio e viraram adversários políticos em que a criatura se insurge contra o criador.

Embora os dois apareçam no topo das pesquisas com destaque nos recortes de intenções de votos, nenhum deles é candidato à Prefeitura.

O primeiro porque já é prefeito reeleito e a legislação proíbe um terceiro mandato consecutivo.

A segunda, pelo atual cenário, se elegeria facilmente, mas segue rejeitando o apelo popular do “Volta Leda”.

Os dois colocaram em campo, candidatos “tipo poste” sem chance de crescimento e que já atingiram o teto de intenções de votos.

Do lado de Pábio Mossoró está o seu ex-secretário de Obras, o traquina Marcus Vinicius (MDB), mais conhecido como “Cinquentinha”.

Do lado de Leda Borges, figura como candidato o sem sal e ex-vereador José Antonio (PL), politicamente conhecido como “Zeleso”.

Faltando 82 dias para as eleições municipais de 6 de outubro, os dois mais fortes adversários não decolam.

Pesquisas fakes estão sendo fabricadas e bancadas com dinheiro público como forma de iludir o eleitorado de Valparaíso. No entanto, a casa caiu.

Na última quarta-feira (10), o juiz Leonardo Lopes dos Santos Bordini, da 033ª Zona Eleitoral de Valparaíso de Goiás, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto IGAPE.

O levantamento foi encomendado pelo grupo Mossoró. Segundo a Justiça Eleitoral, a pesquisa, registrada sob o número TRE-GO: 03718/2024, apresentava irregularidades e omitia outras informações importantes.

Na pesquisa fake, Cinquentinha voava alto entre os pré-candidatos.

Diante de tanta enganação, a maioria dos 68.702 eleitores de Valparaíso de Goiás ainda não sabe em quem votar e espera aparecerem nomes melhores do que os que estão postos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»