Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Pesquisas fakes fazem eleitorado buscar novas alternativas

Publicado em

Grande parte do eleitorado de Valparaíso de Goiás continua em busca de um candidato a prefeito.

A menos de três meses para as eleições municipais que ocorrem em outubro, o eleitorado se apresenta com desânimo em torno da maior parte dos nomes até agora apresentados.

As pesquisas qualitativas classificadas como sérias e isentas revelam o baixo grau de popularidade e alta rejeição aos candidatos apresentados pelos dois grupos políticos mais influentes da cidade que, ao longo dos últimos 16 anos, se revezam no Poder.

De um lado, Pábio Mossoró; do outro, a deputada federal Leda Borges, ambos surgidos da base do mesmo grupo dominante da cidade.

O primeiro foi chefe de gabinete da segunda, mas dividiram o pão ao meio e viraram adversários políticos em que a criatura se insurge contra o criador.

Embora os dois apareçam no topo das pesquisas com destaque nos recortes de intenções de votos, nenhum deles é candidato à Prefeitura.

O primeiro porque já é prefeito reeleito e a legislação proíbe um terceiro mandato consecutivo.

A segunda, pelo atual cenário, se elegeria facilmente, mas segue rejeitando o apelo popular do “Volta Leda”.

Os dois colocaram em campo, candidatos “tipo poste” sem chance de crescimento e que já atingiram o teto de intenções de votos.

Do lado de Pábio Mossoró está o seu ex-secretário de Obras, o traquina Marcus Vinicius (MDB), mais conhecido como “Cinquentinha”.

Do lado de Leda Borges, figura como candidato o sem sal e ex-vereador José Antonio (PL), politicamente conhecido como “Zeleso”.

Faltando 82 dias para as eleições municipais de 6 de outubro, os dois mais fortes adversários não decolam.

Pesquisas fakes estão sendo fabricadas e bancadas com dinheiro público como forma de iludir o eleitorado de Valparaíso. No entanto, a casa caiu.

Na última quarta-feira (10), o juiz Leonardo Lopes dos Santos Bordini, da 033ª Zona Eleitoral de Valparaíso de Goiás, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto IGAPE.

O levantamento foi encomendado pelo grupo Mossoró. Segundo a Justiça Eleitoral, a pesquisa, registrada sob o número TRE-GO: 03718/2024, apresentava irregularidades e omitia outras informações importantes.

Na pesquisa fake, Cinquentinha voava alto entre os pré-candidatos.

Diante de tanta enganação, a maioria dos 68.702 eleitores de Valparaíso de Goiás ainda não sabe em quem votar e espera aparecerem nomes melhores do que os que estão postos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mostra de tecnologia Brasília Mais TI agita semana na capital

Até esta quinta-feira (21), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia o mais completo evento...

Mais Radar

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político