Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Pesquisas fakes fazem eleitorado buscar novas alternativas

Publicado em

Grande parte do eleitorado de Valparaíso de Goiás continua em busca de um candidato a prefeito.

A menos de três meses para as eleições municipais que ocorrem em outubro, o eleitorado se apresenta com desânimo em torno da maior parte dos nomes até agora apresentados.

As pesquisas qualitativas classificadas como sérias e isentas revelam o baixo grau de popularidade e alta rejeição aos candidatos apresentados pelos dois grupos políticos mais influentes da cidade que, ao longo dos últimos 16 anos, se revezam no Poder.

De um lado, Pábio Mossoró; do outro, a deputada federal Leda Borges, ambos surgidos da base do mesmo grupo dominante da cidade.

O primeiro foi chefe de gabinete da segunda, mas dividiram o pão ao meio e viraram adversários políticos em que a criatura se insurge contra o criador.

Embora os dois apareçam no topo das pesquisas com destaque nos recortes de intenções de votos, nenhum deles é candidato à Prefeitura.

O primeiro porque já é prefeito reeleito e a legislação proíbe um terceiro mandato consecutivo.

A segunda, pelo atual cenário, se elegeria facilmente, mas segue rejeitando o apelo popular do “Volta Leda”.

Os dois colocaram em campo, candidatos “tipo poste” sem chance de crescimento e que já atingiram o teto de intenções de votos.

Do lado de Pábio Mossoró está o seu ex-secretário de Obras, o traquina Marcus Vinicius (MDB), mais conhecido como “Cinquentinha”.

Do lado de Leda Borges, figura como candidato o sem sal e ex-vereador José Antonio (PL), politicamente conhecido como “Zeleso”.

Faltando 82 dias para as eleições municipais de 6 de outubro, os dois mais fortes adversários não decolam.

Pesquisas fakes estão sendo fabricadas e bancadas com dinheiro público como forma de iludir o eleitorado de Valparaíso. No entanto, a casa caiu.

Na última quarta-feira (10), o juiz Leonardo Lopes dos Santos Bordini, da 033ª Zona Eleitoral de Valparaíso de Goiás, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto IGAPE.

O levantamento foi encomendado pelo grupo Mossoró. Segundo a Justiça Eleitoral, a pesquisa, registrada sob o número TRE-GO: 03718/2024, apresentava irregularidades e omitia outras informações importantes.

Na pesquisa fake, Cinquentinha voava alto entre os pré-candidatos.

Diante de tanta enganação, a maioria dos 68.702 eleitores de Valparaíso de Goiás ainda não sabe em quem votar e espera aparecerem nomes melhores do que os que estão postos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1

O governo deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com urgência constitucional para...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político