Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Para eleger Zeli, prefeito inaugura maternidade de mentirinha

Publicado em

Em Valparaíso de Goiás, mulheres gestantes são obrigadas a se deslocarem, ao Distrito Federal se quiserem ter seus bebes, por meio do atendimento do SUS.

A ala materna do Hospital Municipal, cuja obra foi iniciada em novembro do ano passado, e que deveria ser concluída em maio desse ano, ganhou, no final de setembro, uma espécie de festa política como se fosse uma inauguração, mas não era.

O propósito do evento tinha o objetivo de turbinar a campanha da vice-prefeita Zeli Fritsche, eleita dez dias depois, como deputada estadual.

“Pábio enganou geral”, acusa a oposição ao prefeito.

Passadas as eleições, ninguém sabe quando de fato a ala maternidade do Hospital Municipal, localizado no bairro Céu Azul, vai funcionar.

O espaço de 285 metros quadrados, que custou quase meio milhão de reais do Governo Federal, seguirá vazio, mesmo após a conclusão da obra.

https://radardf.com.br/apenas-26-das-escolas-publicas-tem-bibliotecas-no-df/

Não há dinheiro no orçamento para a compra de equipamento e contração de obstetras, pediatras e outros profissionais da área.

A peregrinação de mulheres gestantes, cuja gravidez é um momento que exige cuidados médicos especiais, tanto para a mãe quanto para o bebê, que está a caminho, continua a mesma de sempre. Todas são vítimas de um estelionato eleitoral.

Na Câmara de Vereadores não tem um que peça explicações sobre o caso.

O sistema público de Saúde do DF tornou-se o destino natural das mulheres grávidas de Valparaíso e de outras cidades do Entorno, pertencentes ao Goiás, governado por Ronaldo Caiado.

O Hospital Regional do Gama e o Hospital Regional de Santa Maria, juntos, atendem mais de 200 gestantes, a cada 30 dias, só da cidade do prefeito Pábio Mossoró.

Nos hospitais do DF, as parturientes recebem o acompanhamento pré-natal, vacinas, medicamentos, orientações sobre aleitamento materno e parto humanizado.

A promessa de melhorar a saúde em Valparaíso, já é um velho e manjado estelionato eleitoral praticado por aqueles que querem se manter no poder.

Em 2016, quando se elegeu, para o seu primeiro mandato, o prefeito Mossoró jurou de pés juntos, que construiria uma maternidade pública para que as próximas gerações, nascessem no solo valparaisense.

Não cumpriu. Na época, sem menor pudor, o prefeito justificou não haver verbas para isso.

Em 2020, Pábio se reelegeu com a mesma promessa.

No ano seguinte, mesmo com os recursos de quase meio milhão de reais, do Governo Federal, as obras seguem em passos lentos até hoje.

Como precisava eleger a vice-prefeita Zeli, nas eleições de outubro desse ano, o prefeito fez festa no local para garantir o voto.

A pegadinha deu certo: Zeli foi eleita e as mulheres grávidas continuam no caminho do DF em busca do atendimento.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação