Valparaíso de Goiás se prepara para uma nova eleição municipal, e a disputa pelo cargo de prefeito tem gerado muitas desconfianças na população.
Os protagonistas da disputa são Marcus Vinicius, conhecido como “Cinquentinha”, e José Antonio, popularmente chamado de “Zeleso”.
Ambos os candidatos aparentam ser adversários ferrenhos, mas uma análise mais atenta revela uma teia de relações e interesses comuns que colocam em xeque a independência de seus destinos políticos.
Senão, vejamos: Marcus Vinicius, ou Cinquentinha, carrega consigo a chancela do atual prefeito Pábio Mossoró, para quem já serviu como secretário de Obras.
Pábio, por sua vez, teve o início de sua trajetória política ligado à ex-prefeita e atual deputada federal Lêda Borges, de quem foi o líder de governo quando ela foi prefeita do município. Foi pelas mãos de Leda que Pábio se tornou prefeito em seguida.
Já Zeleso, o outro candidato, hoje apoiado por Lêda Borges, também tem sua história entrelaçada nesse mesmo círculo, tendo sido presidente da Câmara Municipal com o apoio de Pábio e até recentemente foi secretário de Ação Social sob a gestão do atual prefeito.
O que, a princípio, parece ser uma disputa intensa entre dois candidatos, para os eleitores mais atentos, revela-se como um jogo de compadres e comadres que tentam se manter no poder.
Para isso, vale tudo. Até mesmo pesquisas falsas, mal-intencionadas e pagas por debaixo dos panos com o dinheiro público, são divulgadas destacando no topo de seus recortes os nomes de Pábio e Lêda Borges.
Embora não sendo eles candidatos, precisam aparecer bem acima das intenções de votos de seus prepostos adversários. “Uma questão de marketing”, defendem.
Os eleitores de Valparaíso de Goiás, portanto, enfrentam um dilema com a falta de opção de uma terceira via.
Fala-se na candidatura de Maria Yvelonia, graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais.
No entanto, não se sabe se é um projeto para valer ou também para fazer alguma dobradinha com Pábio ou com Leda.
Há também no jogo a candidatura de Lucimar pelo PT, que já foi prefeita, mas também parece estar morrendo no nascedouro.
Sem a posição clara de uma 3ª via, a escolha que a população de Valparaíso de Goiás tem pela frente não é entre dois projetos políticos distintos entre Cinquentinha e Zéleso, mas sim entre dois representantes do mesmo balaio que há anos se reveza no poder.
Enquanto a pré-campanha segue, a população observa com desconfiança e ceticismo. Até agora, a briga entre os meninos de Pábio e Lêda Borges é vista como uma continuidade de um jogo combinado para se manterem no Poder, onde os verdadeiros interesses da comunidade muitas vezes ficam em segundo plano.