Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: A desconfiança de um jogo combinado para se manter no poder

Publicado em

Valparaíso de Goiás se prepara para uma nova eleição municipal, e a disputa pelo cargo de prefeito tem gerado muitas desconfianças na população.

Os protagonistas da disputa são Marcus Vinicius, conhecido como “Cinquentinha”, e José Antonio, popularmente chamado de “Zeleso”.

Ambos os candidatos aparentam ser adversários ferrenhos, mas uma análise mais atenta revela uma teia de relações e interesses comuns que colocam em xeque a independência de seus destinos políticos.

Senão, vejamos: Marcus Vinicius, ou Cinquentinha, carrega consigo a chancela do atual prefeito Pábio Mossoró, para quem já serviu como secretário de Obras.

Pábio, por sua vez, teve o início de sua trajetória política ligado à ex-prefeita e atual deputada federal Lêda Borges, de quem foi o líder de governo quando ela foi prefeita do município. Foi pelas mãos de Leda que Pábio se tornou prefeito em seguida.

Já Zeleso, o outro candidato, hoje apoiado por Lêda Borges, também tem sua história entrelaçada nesse mesmo círculo, tendo sido presidente da Câmara Municipal com o apoio de Pábio e até recentemente foi secretário de Ação Social sob a gestão do atual prefeito.

O que, a princípio, parece ser uma disputa intensa entre dois candidatos, para os eleitores mais atentos, revela-se como um jogo de compadres e comadres que tentam se manter no poder.

Para isso, vale tudo. Até mesmo pesquisas falsas, mal-intencionadas e pagas por debaixo dos panos com o dinheiro público, são divulgadas destacando no topo de seus recortes os nomes de Pábio e Lêda Borges.

Embora não sendo eles candidatos, precisam aparecer bem acima das intenções de votos de seus prepostos adversários. “Uma questão de marketing”, defendem.

Os eleitores de Valparaíso de Goiás, portanto, enfrentam um dilema com a falta de opção de uma terceira via.

Fala-se na candidatura de Maria Yvelonia, graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais.

No entanto, não se sabe se é um projeto para valer ou também para fazer alguma dobradinha com Pábio ou com Leda.

Há também no jogo a candidatura de Lucimar pelo PT, que já foi prefeita, mas também parece estar morrendo no nascedouro.

Sem a posição clara de uma 3ª via, a escolha que a população de Valparaíso de Goiás tem pela frente não é entre dois projetos políticos distintos entre Cinquentinha e Zéleso, mas sim entre dois representantes do mesmo balaio que há anos se reveza no poder.

Enquanto a pré-campanha segue, a população observa com desconfiança e ceticismo. Até agora, a briga entre os meninos de Pábio e Lêda Borges é vista como uma continuidade de um jogo combinado para se manterem no Poder, onde os verdadeiros interesses da comunidade muitas vezes ficam em segundo plano.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1

O governo deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com urgência constitucional para...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político