Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Tororó: Novo bairro sustentável com equilíbrio econômico e ambiental

Publicado em

A vice-governadora Celina Leão, assinou na manhã deste domingo (14) a licença ambiental do Setor Habitacional Tororó, o maior bairro condominial da cidade do Jardim Botânico.

O evento contou com a participação da comunidade e de empreendedores que, há mais de 30 anos, aguardavam por essa iniciativa que visa compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado, em uma região em franco crescimento no Distrito Federal.

“Hoje estávamos, de manhã cedo, assinando uma regularização em um assentamento rural em Cinelândia e saímos de lá para estar aqui hoje para assinar a licença ambiental para o Setor Habitacional Tororó”, disse a governadora.

Desde 2019, quando iniciou a primeira gestão do governador Ibaneis Rocha, que retorna ao trabalho nesta segunda-feira (15), a política de habitação, de regularização fundiária e ambiental, avançou em todos os quadrantes do Distrito Federal.

No entanto, neste segundo mandato de Ibaneis, o tema da regularização fundiária tornou-se uma prioridade, beneficiando mais de um terço da população do DF que mora em condomínios, principalmente nas duas maiores cidades condominiais, como Vicente Pires e Jardim Botânico.

“A gente sabe que os condomínios foram uma opção de moradia para a classe média, que não tinha essa oferta antes pela Terracap e que a falta de uma política habitacional dos outros governos ajudou a proliferar a indústria da invasão e da grilagem”, pontuou Celina, deixando claro que esse tempo passou.

Para alcançar os resultados atuais, não foi necessário usar de medidas drásticas contra os condomínios já consolidados há quase três décadas, como ocorreu durante o governo Rollemberg.

A primeira providência foi utilizar instrumentos legais, promovendo a venda direta e combatendo os focos de grilagem ainda no início.

“Outro passo importante do atual governo foi entender que o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) precisava ter um gestor político, mas que fosse um servidor público concursado, como o Rony Nemer, para dialogar de igual para igual com as equipes técnicas, o que fez virar a chave para que pudéssemos dar a um bairro inteiro uma licença ambiental”, disse a governadora em exercício.

Mas não foi apenas o licenciamento ambiental do bairro que alavancará seu processo de desenvolvimento.

A vice-governadora Celina Leão também anunciou a retomada das obras de duplicação da DF-147, com previsão de conclusão nos próximos seis meses.

Disse ainda que o bairro Tororó será beneficiado, assim como as populações do Jardim Botânico, Mangueiral e São Sebastião, pela recente duplicação da BR-251.

“Temos ainda o viaduto da 001, que será entregue até setembro, e no próximo ano o GDF estará iniciando a obra do viaduto da DF-463, no balão de São Sebastião, para desafogar o trânsito de uma vez por todas na região”, afirmou Celina Leão.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

O advogado Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, criticou duramente a entidade, afirmando que a instituição abandonou os advogados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e têm suas prerrogativas desrespeitadas, sem receber o apoio devido.

Mais Radar

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

O advogado Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, criticou duramente a entidade, afirmando que a instituição abandonou os advogados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e têm suas prerrogativas desrespeitadas, sem receber o apoio devido.

Depois do “governo das trevas”, os sinos voltam a badalar sobre Brasília.

Durante o governo Rollemberg, templos religiosos no DF sofreram perseguições, com igrejas sendo demolidas sob alegações de irregularidades. O governador Ibaneis Rocha destacou a reconciliação com as igrejas e a paz restaurada desde 2019, após anos de intolerância.

Doeu no bolso! Por greve ilegal, médicos do DF terão salários descontados

A Procuradoria-Geral do DF, enviou circular para todos os gestores da administração pública orientando como proceder daqui por diante com servidores grevistas, sendo a greve legal ou não. 

Boa, porém perigosa! Trechos da DF-140 seguem sem sinalização de solo 

A sinalização pela metade no pavimento, como faixas de demarcação e pintura de solo, tem dificultado a visibilidade, aumentando o perigo de acidentes, principalmente em curvas e áreas sem iluminação durante a noite.

Com perdas de R$3,6 milhões, sindicato de Gutemberg encerra greve ilegal

O presidente vitalício do Sindmédico, Gutemberg Fialho, encerrou a greve ilegal que paralisou o sistema de saúde do DF, e levou ao desespero centenas de pessoas dependentes do SUS. A multa de R$ 3,6 milhões esvaziou os cofres da entidade e o risco de prisão dos diretores forçou o fim do movimento.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»