Pesquisas quantitativas realizadas em Valparaíso de Goiás revelam uma queda alarmante de Marcus Vinicius, mais conhecido como “Cinquentinha” (MDB), candidato a prefeito do município, o segundo mais populoso da região do Entorno.
Uma das causas para a drástica desidratação da candidatura de Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró, foi sentida após uma decisão do Tribunal de Justiça de Goiás ocorrida na semana passada.
A Corte determinou o prosseguimento de uma ação de improbidade administrativa por fraude praticada pelo candidato, tido inicialmente como favorito na corrida municipal.
Os desembargadores da 9ª Câmara Cível decidiram por unanimidade pelo prosseguimento do nebuloso processo judicial, antes arquivado pelo juízo de 1º Grau.
Em benefício próprio, Marcus Vinicius teria cometido crimes de fraudes a documentos, causando lesões gravíssimas ao erário público. Isso não é fake. Assista à seção do TJ sobre essa decisão.
De acordo com as investigações e a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás, o candidato de Pábio Mossoró, em conluio com a ex-presidente da comissão de licitação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Valparaíso (Ipasval), Telmária Godinho, teria fraudado, mediante ajuste, a licitação do instituto.
A situação política de Cinquentinha começa a ser avaliada pelo chamado “sistema”, que tem à frente o próprio prefeito Pábio Mossoró, como “juridicamente insegura”, uma vez que pode ter um desfecho imprevisível antes, durante ou após as eleições, o que pode torná-lo “ficha suja” por oito anos.
O mapa inicial da disputa vem sendo modificado radicalmente na medida em que se aproxima das convenções partidárias de julho e agosto, quando ficarão definitivamente homologadas as candidaturas.
O que antes era tido como um “passeio” em cima de adversários, agora a candidatura de Cinquentinha se tornou um pesadelo e despenca ladeira abaixo conforme dados pesquisados.
Em todos os levantamentos, a deputada federal Leda Borges (PSDB), que diz não ser candidata, lidera o topo das pesquisas (Veja Aqui).
Sem ela, o candidato José Antonio, o vereador mais votado na eleição de 2020, surge com 21,98% das intenções de votos, enquanto Cinquentinha conta apenas com 20,57%. QUADRO DA PESQUISA ESTIMULADA.
Os dados foram coletados pelo Instituto Cerrado Pesquisas e Produções e estão sob registro GO-01336/2024, obedecendo à Resolução 23.600 do Tribunal Superior Eleitoral.
Mas o enfraquecimento de Marcus Vinicius não foi atingido apenas pelas pesadas denúncias que giram em torno dele e que tramitam na esfera do Poder Judiciário.
A péssima gestão de oito anos de Mossoró, reprovada (veja) por mais de 54% da população de Valparaíso, produz efeitos devastadores contra qualquer candidato que ele venha apoiar nestas eleições. Isso serve também para vereadores.
A cidade se tornou a pior bagaceira do Entorno. A infraestrutura é um cenário arrasador com ruas, bairros e avenidas consumidas pelos buracos.
O “asfalto sonrisal” foi dissolvido pelas chuvas. A saúde é uma calamidade.
O candidato Cinquentinha, que passou a última gestão de Pábio Mossoró como secretário de Obras, agora tem dificuldades de convencer a população a lhe dar um voto. Tem gente botando o candidato para correr.