Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Sete cidades do Entorno estão na mira dos pré-candidatos do DF

Publicado em

Cidades como Águas Lindas, Luziânia, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto Valparaíso, Planaltina de Goiás e Novo Gama já estão na mira dos pré-candidatos a distrital, federal, senador e governador do DF.

A maioria dessa população trabalha e vota no Distrito Federal.

A soma dos eleitores das 29 cidades que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), chega a 868.087 mil, aptos a votarem nas eleições de outubro desse ano.

O número de eleitores que residem nos municípios mais próximos de Brasília, somam mais da metade do eleitorado dos 29 municípios goianos.

Luziânia conta atualmente com 124.361, Águas Lindas com 104.732, Valparaíso de Goiás, 87.718, Planaltina de Goiás com 59.960 eleitores, Novo Gama, 48.480, Santo Antônio do Descoberto, 42.706, e Cidade Ocidental com 42.246 eleitores. No total são 510.203 eleitores.

A opção é histórica, devido o estado de abandono imposto, ha décadas, pelos sucessivos governos de Goiás.

Nos últimos quatro anos do governo Caiado (União Brasil), por exemplo, a presença do Estado na região é quase zero, e segue sem nenhum hospital de alta complexidade para atender a população.

As gerações mais novas que moram na região, nasceram nas maternidades de Brasília e alcançam as universidades, também, na capital federal.

São mais de 200 mil pessoas que deixam suas cidades dormitórios, diariamente, para trabalhar, estudar ou buscar atendimento de saúde no DF.

Dados levantados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apontam que 42% da população do Entorno engrossam a força de trabalho na capital Federal.

A metade atuam no setor de serviços, além do comércio, construção civil, empregados domésticos e serviços autônomos, segundo a Codeplan.

A situação mais aguda, sofrida pela população do Entono, foi durante a pandemia.

Sem opções de tratamento, por falta de iniciativa do governo de Goiás, a população adoentada foi acolhida e tratada no hospitais da rede pública do DF.

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha(MDB), aguentou firme na luta para salvar vidas de pessoas migradas dos inúmeros municípios goianos.

Chegou a chamar a atenção de Caiado, governador de Goiás, por ignorar a situação dramática enfrentada pela população dos municípios pertencente ao Estado.

No mês passado, em visita à Cidade Ocidental, o fato foi lembrado por Gustavo Mendanha (Patriotas), pré-candidato ao governo de Goiás, que deve chegar ao segundo turno na disputa contra o atual governador.

Ele disse que a região do Entorno foi abandonado pelo atual governador, que passou os problemas da população para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, resolver.

“Ibaneis teve que cuidar do Entorno porque Caiado abandonou a região”, disse Mendanha durante um encontro político partidário que reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, além de lideranças religiosa e empresárias da região.

É inegável que a classe política do DF tem mais identificação com a população do Entrono do que a classe política de Goiás.

É inegável também que o eleitorado da região está mais disposto a continuar votando no DF do que nos políticos de um estado que pouco tem feito pela região.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

Siga ainda o RadarDF no Instagram e no Twitter

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Metrô-DF não terá operação comercial no domingo (1º)

Não haverá operação comercial no próximo domingo (1º/12) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação