Está em curso a sessão virtual do Supremo Tribunal Federal-STF, iniciada a meia-noite, que julga a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que afastou do cargo por um prazo de 90 dias, o governado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A sessão virtual tem caráter sigiloso e deve encerar com os votos dos ministros, estimada para as 11 horas e 30 minutos desta quarta-feira (11).
O afastamento do governador ocorreu na noite do último domingo(08), após o desfecho dos violentos ataques praticados por bolsonaristas radicias que invadiram as sedes do Três Poderes da República, causando danos gravíssimos ao patrimônio público e agressões ao Estado Democrático de Direito.
Após investigações comandadas pelo interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Capelli, ficou evidente que o governador do Distrito Federal, foi vítima de uma sabotagem orquestradas pelos seus próprios auxiliares, responsáveis pelo sistema de Segurança Pública.
O ato criminosos, segundo o interventor federal, contribuiu para os ataques violentos contras as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.
Foi baseada nesses elementos, que o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão imediata do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto, que já se encontra recolhido, além de decretar a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do DF, e ex-ministro da justiça, Anderson Torres, que deve se apresentar para cumprir a decisão da justiça.
Até o final da manhã desta quarta-feira, os ministros que formam o colegiado da Suprema Corte, devem tomar a decisão sobre o afastamento do governado Ibaneis Rocha.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF