Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Serviços de vigilância dos quartéis libera Bombeiros para salvamentos

Publicado em

O Governo do Distrito Federal (GDF) em atendimento a uma proposta do deputado distrital Roosevelt Vilela(MDB), decidiu pela terceirização da guarda dos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A medida visa otimizar o uso da força de trabalho da corporação, permitindo que os  5.617 militares bombeiros se dediquem exclusivamente às suas missões principais de salvamento e atendimento a emergências.

A solicitação, encabeçada por Vilela e endossada pelo CBMDF junto  à Secretaria de Planejamento, culminou na adesão de um contrato corporativo para o serviço de vigilância.

A decisão libera profissionais treinados em salvamento para se concentrarem em suas atividades-fim, ao invés de permanecerem em tarefas comuns de guarda patrimonial.

A terceirização do serviço de portarias permitirá um melhor aproveitamento dos recursos humanos da corporação em sua função essencial: a proteção e o socorro à comunidade.

A iniciativa segue o exemplo de outras instituições de segurança, como a Polícia Federal, que já adota serviços terceirizados de vigilância, reforçando a tendência de focar as forças de segurança em suas competências primárias.

O serviço terceirizado funcionará com profissionais qualificados e treinados especificamente para a vigilância patrimonial, garantindo assim a segurança dos quartéis sem comprometer a capacidade operacional do CBMDF.

A decisão contribui para a eficiência dos serviços de emergência no DF, ampliando a capacidade de resposta do CBMDF diante de ocorrências e salvamentos.

É sem dúvida uma solução plausível para a instituição, cuja missão de seus militares é de atuar em casos de incêndios, resgate de pessoas em acidentes de trânsito, desmoronamentos, desastres naturais, salvamentos aquáticos e outras atividades de risco.

Atualmente, uma parcela da tropa, que soma 5.617 militares, é designada para funções de vigilância nas entradas dos quartéis, tarefas desempenhadas por soldados, cabos e até sargentos.

Essa atribuição diverge com o propósito principal do bombeiro militar, formação para a qual foi meticulosamente treinado.

Cabe destacar ainda que o bombeiro militar, para o ingresso na carreira, tem que possuir formação superior.

O aluno terá que concluiu com êxito um intensivo curso teórico e prático de um ano, para alcançar a graduação de soldado, a primeira patente na carreira de praças, após a conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD).

É, portanto, inaceitável que esses profissionais sejam relegados à função de vigias de quartes.

A iniciativa proposta por Roosevelt Vilela merece aplausos da sociedade por buscar valorizar e otimizar o emprego desses profissionais em suas áreas de especialização.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

São Sebastião recebe projeto Defensoria nas Escolas

A quarta edição do projeto Defensoria nas Escolas será realizada em São Sebastião, na segunda...

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»